Por a 5 Abril 2023

“Details matter”. A frase que é também hashtag lembra-nos a importância do detalhe. Neste apartamento em Paris, todo o mais ínfimo pormenor foi considerado, e a prova está nas imagens que se seguem.

Projeto: Corpus Studio / Fotografia: DR / via archilovers

Este projeto consistiu na remodelação e decoração total de uma casa geminada na região de Hauts-de-Seine, perto de Paris.

Quando o proprietário comprou o imóvel, este estava dividido em vários apartamentos, distribuídos por três pisos. Como os diferentes níveis não estavam ligados internamente, a preocupação principal era fazer essa ligação dentro das restrições de uma longa e estreita casa com terraço. Ligando então cada um dos andares, há uma escada de alumínio que se ajusta ao contorno do edifício, cuja fachada está em ângulo com a casa, dando uma forte forma oblíqua e criando uma dinâmica espacial única. Os detalhes da escada foram pensados ​​para destacar a sua estrutura.

O vazio criado para a circulação também serve como poço de luz. Luz essa que entra abundantemente pela janela criada, em estilo de atelier, com 3m x 5m. A escala da janela amplifica as proporções espaciais dos espaços estreitos e permite que a luz penetre no nível do jardim rebaixado, anteriormente iluminado apenas pela entrada do quintal. Para intimidade e um delicado controle de luz e sombra ao longo do dia, venezianas exteriores são usadas em todas as janelas.

Todas as paredes interiores foram rebocadas com Marmorino – um reboco à base de pó de mármore com efeito turvo, que confere harmonia a todos os espaços ligados pelo vazio central. Este material foi escolhido pela sua aparência e por criar um contraste apropriado com os acabamentos do pavimento – parquet na zona de estar, cimento polido no nível do jardim e tábuas de carvalho no piso superior. De salientar que, as primeiras demolições revelaram uma parede de tijolos escondida atrás de gesso cartonado. As suas irregularidades porosas conferiram uma dinâmica ao espaço e por isso foi apenas levemente rebocada com Marmorino,

O espaço de banho acontece como uma ruptura estética intencional, como um grito contra as casas-de-banho repetitivas de hoje. Foi por isso escolhida uma cor sombria do chão ao teto, criando um ambiente introspectivo. A centelha de luz no espaço são as torneiras e equipamentos de inox escovado.

Na cozinha, o carvalho bruto serrado foi usado nas portas e no tampo da bancada. O back splash é refletido nas paredes espelhadas que criam uma ilusão de espaço. As maçanetas das portas foram feitas por medida com o metal da escada.

Muito poucos móveis são necessários nesta casa longa e estreita, por isso era importante escolher com cuidado. A seleção resultante não conhece regras e é uma mistura eclética de peças dos anos 20 ao contemporâneo. A harmonia foi encontrada em justaposições e composições inesperadas: cadeiras de madeira entalhada esculpida pelos artesãos de Marolles são combinadas com uma mesa de fibra de vidro de plástico amarelo ácido da era espacial dos anos 60. E um sofá de veludo orgânico brilhante do italiano Ennio Chiggio, confronta uma cadeira brasileira de madeira brutalista.

0
Would love your thoughts, please comment.x