Por a 24 Março 2023

Em contagem decrescente para a semana da Páscoa, reunimos ideias para rumar a Sul e aproveitar ao ar livre. Piqueniques, passeios de bicicleta, caminhadas pelo campo, idas à praia…tudo isto e muito mais para tirar o melhor partido dos dias e das horas de sol.

Numa espécie de ensaio para o verão, fomos a Sul e deixamos três propostas: uma mais interior – o Wabisabi Alentejo -, outra no litoral – Herdade Quinta Natura -, e uma terceira perto de Tavira – a Quinta da Pintassilga. Todas têm como denominador comum amplos espaços exteriores que convidam a estar lá fora e a perder a noção do tempo.

A primeira, que fica no coração do Alentejo, perto da cidade de Évora, é uma propriedade exclusiva envolta entre as colinas de cortiça e vinhas de São Miguel de Machede. O silêncio das manhãs ensolaradas, é quebrado apenas pelo eco distante dos sinos do gado pastando ao ar livre, com permanente lembrança à necessidade de reconexão com um ritmo de vida mais lento. Esta casa de campo, rodeada por palmeiras e oliveiras, está situada no topo de uma colina, com vistas ininterruptas das singulares paisagem em seu redor.

O Wabisabi Alentejo é composto por 2 villas e 8 suites e uma cápsula de Fly Camping. Tem à disposição uma grande piscina – ensombreada pelas palmeiras, guardada por um jardim de cactos e oliveiras, fontes, e uma charca de dimensões generosas. Uma série de caminhos transportam-nos para áreas desconhecidas e mais selvagens, onde se pode refletir, relaxar e observar aves e a natureza ao redor.As áreas sombreadas são perfeitas para um merecido descansado acompanhado com um bom livro. Os jardins são tranquilos, calmos e plantados de forma simples, e complementam a casa e o seu ambiente de lazer.

A segunda sugestão leva-nos até Aljezur, junto ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A Herdade Quinta Natura abriu as suas portas pela primeira vez como turismo rural familiar em 2014. A casa possui 6 quartos decorados de forma única e que se abrem para um terraço privativo. Cada quarto tem uma grande cama de casal e a casa de banho privativa inclui um duche de estilo italiano.

A Quinta está inserida numa propriedade de 8 hectares de jardins e floresta autóctone e é atravessada por uma ribeira e por vários trilhos onde se poderá aventurar.As melhores praias da Costa Vicentina estão facilmente acessíveis de carro, e Lagos encontra-se apenas a 20 minutos.

A dois quilómetros de Tavira e da Ria Formosa, entre alfarrobeiras e oliveiras centenárias, a Quinta da Pintassilga abrange 12 hectares de produção de citrinos. No topo da colina, o monte dispõe de uma vista fantástica sobre o mar e sobre os pomares que o cercam a nascente, a sul e a poente.
Os edifícios centenários da quinta foram renovados para dar origem a três casas independentes que integram o conforto da arquitetura e design modernos, com o charme das estruturas centenárias. As casas estão totalmente equipadas para proporcionar uma confortável e tranquila estada em regime de self-catering. Cada casa dispõe de um amplo terraço e uma açoteia com acessos independentes que privilegiam uma vivência privada.

0
Would love your thoughts, please comment.x