Por a 28 Fevereiro 2023

O Projeto “Casa Convento”, desenvolvido pela Equipa de Arquitectura Mano de Santo, é um pequeno edifício para habitação unifamiliar na esquina de um dos quarteirões consolidados do centro histórico de Alaquàs, Espanha.

Projeto: Mano de Santo / Fotografia: Diego Opazo

A volumetria, a construção, os parâmetros definidos pelos regulamentos urbanísticos particulares, aliados à premissa dos arquitetos de conseguir uma integração tranquila na malha urbana existente, resultam num edifício simples, assente em moradias tradicionais em banda, com um tratamento muito cuidado.

Das fachadas voltadas para a via pública e para o pátio interior, conjugando, por um lado, a tradição na geometria e formalização dos vãos com o desenho atual nos materiais de carpintaria, protecções solares e composição.

A casa proposta é resolvida em três níveis articulados por um pátio de acesso, peça fundamental na composição, pois proporciona privacidade, iluminação e organiza os diferentes usos da casa e sua circulação.

As fachadas são desenhadas de acordo com a sua orientação e função, por isso as fachadas são desenhadas com predominância de opacidade, sendo a fenestração muito contida e com uma geometria vertical a condizer com as janelas dos edifícios envolventes. Para uma maior integração do edifício, será utilizada uma cobertura inclinada de telhas cerâmicas árabes com acabamento terroso e materiais típicos da região.

O rés-do-chão irá conter as principais utilizações das zonas de dia, uma garagem para 3 carros e o logradouro de acesso. O primeiro andar conterá as áreas noturnas mais privadas. Sua disposição também será feita em torno do pátio principal que proporcionará iluminação e privacidade aos quartos. O piso da cobertura será utilizado para a colocação das máquinas da instalação, tendo acesso para a sua manutenção.

0
Would love your thoughts, please comment.x