Por a 9 Fevereiro 2023

Camas de dossel, longas cortinas de seda e magníficos candelabros. Quando falamos do estilo romântico, o imaginário leva-nos logo para aqui. Mas há outras soluções para quem quer apostar no estilo sem abdicar de um lado mais prático. Saiba como.

Fotografia de entrada, via pinterest

Romance pode ter vários significados dependendo das perspectivas, e quando levamos o termo até à decoração de interiores, o espectro pode ser igualmente vasto. Se formos até ao nosso imaginário – infantil ou nem tanto -, não faltarão castelos, camas de dossel, longas cortinas de seda e magníficos candelabros espalhados por todo o lado.  

fotografia, via pinterest

Se pensarmos bem, da Cinderela ao Game of Thrones, há elementos que se repetem. Alguns enunciados em cima e outros, como uma boa lareira no quarto ou tapetes em pelo, não faltam nos decors. Contudo, se queremos adicionar um pouco de romance na nossa vida – e não estamos propriamente a falar de uma relação – alguns destes elementos são pouco práticos quando inseridos numa vida moderna.

fotografia, via pinterest

Surge então a questão: mas então, como adotar este estilo decorativo nos dias de hoje? Para procurar as respostas, fomos primeiro perceber como nasceu. O estilo romântico remonta, como o próprio nome indica, à Era Romântica na Europa no final do século 18. Basta pensarmos em Luís XV e nas camas com dossel da sua corte, ou no  papel de parede floral detalhado.  

Pensar no estilo romântico é pensar numa decoração relativamente confortável, não excessivamente maximalista, mas que se alinha com  padrões florais, rendas e tecidos mais macios, num todo que procura uma sensação geral de feminilidade. Falamos em linhas curvas, cores por vezes ousadas, toques de dourado e prateado e estampados inspirados na natureza.

Para uma decoração romântica e à sua medida, procure o seu lado mais aprimorado, sem nunca esquecer o lado prático e elegante. Este é um bom ponto de partida. Depois disso, foque-se nas dicas que damos de seguida.

Aposte em mobiliário que possa ser estofado e escolha cores quentes e neutras, para um ambiente mais descontraído. Considere móveis vintage e linhas curvas e lembre-se que estes podem funcionar harmoniosamente com detalhes mais tradicionais, rústicos e até modernos. Adicione algum brilho, podem ser até pequenos objetos metálicos, um espelho, detalhes em dourado ou prateado. As texturas querem-se macias e suaves e finalmente os estampados, pedem motivos florais, seja nos tecidos ou em bonitos papéis de parede.

0
Would love your thoughts, please comment.x