Por a 21 Fevereiro 2023

O Palazzo dei Diamanti, obra-prima do renascimento e edifício icónico em Ferrara, Itália, reabre ao público depois de um cuidadoso trabalho de restauro e remodelação realizado pelos arquitetos do Labics.  

Fotografias de Marco Cappelletti

O complexo monumental do Palazzo dei Diamanti ganha nova vida com o projeto do espaço expositivo da empresa Labics, devolvendo à cidade de Ferrara e a Itália um património cultural inestimável. A intervenção da Labics é um dos raros projetos contemporâneos realizados nos últimos tempos naquele país, num edifício de tão elevado valor histórico.

A intervenção arquitetónica da Labics (Maria Claudia Clemente e Francesco Isidori) é concebida como uma revisita museográfica que valoriza a configuração do próprio palácio renascentista, estabelecendo uma consequência e circularidade entre as suas salas.

O projeto expositivo une as duas alas do Palácio e fica completa com a passarela de madeira que prolonga a circulação para o jardim, estruturando o projeto paisagístico de Stefano Olivari.

A exposição “Renascimento em Ferrara: Ercole de’ Roberti e Lorenzo Costa” — com curadoria de Vittorio Sgarbi e Michele Danieli sobre dois grandes mestres renascentistas ferrarenses e enriquecido por numerosos empréstimos internacionais — oferece a oportunidade admirar o palácio em toda a sua riqueza e complexidade, depois de concluídas as obras, no outono de 2020.

A exposição estará aberta até 19 de junho de 2023.

Desenhado por Biagio Rossetti, o Palazzo dei Diamanti foi construído a partir de 1493 e constitui o centro ideal da chamada ‘Addizione Erculea’, um ambicioso projeto urbanístico concebido pelo próprio Rossetti para o duque Ercole I d’Este que previa a duplicação da cidade de Ferrara. Um símbolo da arquitetura renascentista e um dos monumentos italianos mais famosos do mundo, o palácio é assim designado porque exibe 8.500 silhares em forma de pirâmide nas suas duas fachadas externas, alusivas ao emblema Este do diamante.

Em fevereiro de 2017, o município de Ferrara lançou um concurso internacional em duas fases para a renovação do Palazzo dei Diamanti, relativo a todo o piso térreo tradicionalmente dedicado a exposições temporárias de alto nível.

O grupo formado por Labics e 3TI progetti italia foi selecionado entre 70 grupos participantes. Após uma interrupção inicial do processo pelo Ministério do Património Cultural em 2019, o projeto foi refinado e aprovado.

O projecto da Labics, dedicado à recuperação e remodelação do complexo bem como à renovação dos seus espaços interiores e exteriores para fins expositivos, encapsula-se num conjunto orgânico e integrado de intervenções iniciadas em outubro de 2020 e concluídas em fevereiro de 2023.

A primeira intervenção envolveu os principais espaços expositivos pré-existentes: a Ala Rossetti e a ala Tisi. As salas foram equipadas com superfícies de alta tecnologia, atrás do qual se esconde todo o equipamento mecânico.

Na Ala Rossetti, foram instalados novos pisos de tijoleira veneziana. Novos portais de latão polido foram inseridos em ambas as alas para acentuar a sequência espacial do palácio renascentista.

A segunda intervenção envolveu os espaços anteriormente ocupados pelo Museu do Risorgimento, que foram totalmente renovados e destinados a novas funções de apoio às atividades expositivas: coffee-shop, livraria, sala educativa e espaço polivalente.

Além disso, a Labics renovou os pátios desta secção do complexo e reinventou-os como “salas ao ar livre”, integrando-os no percurso do museu para, assim, evidenciar as características distintivas de um edifício que alterna sólidos e vazios, espaços interiores e espaços exteriores fechados.

A terceira intervenção concentrou-se em garantir a continuidade nos percursos interiores e exteriores.

Sobre o jardim

A intervenção mais significativa é a criação no jardim que une as duas alas do Palácio através uma estrutura de madeira, parcialmente envidraçada, que se prolonga para o espaço verde, destacando as suas principais geometrias. O jardim, concebido pela Labics com o paisagista Stefano Olivari, recupera o traçado do antigo “brolo” (pomar) com os seus quadrados e rectângulos e traz à tona, num olhar contemporâneo, o arranjo documentado desde a segunda metade do século XVIII.

O museu contemporâneo

O projeto da Labics surge da consciência de que a arquitetura é uma arte viva. As intervenções realizadas para o Palazzo dei Diamanti constituem um conjunto coeso de ações que se focam quer na preservação do edifício histórico, na sua espacialidade, na sua qualidade intrínseca, quer adaptando os seus espaços às necessidades de um espaço expositivo moderno. O projeto estrutura os caminhos do complexo monumental e estabelece uma ideia contemporânea do espaço museológico do Palazzo dei Diamanti.

0
Would love your thoughts, please comment.x