Por a 7 Fevereiro 2023

Se na hora de escapar por uns dias, é importante pernoitar em espaços pensados ao detalhe, a seleção de hoje é para si. A juntar às localizações de sonho e às ofertas requintadas, escolhemos 5 hotéis de campo onde a arquitetura e o design ficaram à responsabilidade de reconhecidos arquitetos nacionais.

Portugal tem vindo a somar à qualidade dos alojamentos o seu design irrepreensível. Às localizações de sonho, juntam-se as ofertas de actividades irresistíveis, a gastronomia de comer e chorar por mais, o bem receber e a beleza dos edifícios e das soluções decorativas que oferecem.

Se é um apaixonado por arquitetura e design, os lugares que se seguem devem fazer parte da sua lista de escapadinhas para 2023.

Sublime Comporta Country Retreat & Spa

Um lugar encantado, rodeado por pinheiros mansos, lagoas secretas, dunas selvagens, arrozais extensos e quilómetros de praias de areia dourada da costa Atlântica. Aqui o tempo para. Respira-se serenidade e confrontamo-nos com a genuinidade e um ambiente de conforto absoluto onde o detalhe faz a diferença, num projeto assinado por José Alberto Charrua + Miguel Câncio Martins. Localizado apenas a 1 hora de Lisboa, num local intocado, o Sublime Comporta Country Retreat & Spa presta homenagem a tudo o que Portugal tem de bom. No Sublime Comporta Country Retreat & Spa existe a fusão perfeita entre a beleza do ambiente natural e a simplicidade arquitetónica. Os quartos e as novas vilas ao estilo “cabanas da Comporta” dividem-se entre vários edifícios, garantindo exclusividade ao hotel.  As vilas de 2, 3, 4 e 5 quartos são a escolha perfeita para aproveitar ao máximo o estilo de vida da Comporta.  Estas incluem quartos com casa de banho en-suite, uma ampla sala de estar com uma cozinha totalmente equipada, casa de banho social, uma lareira interior / exterior ou suspensa e ainda uma piscina privada com deck.  Os espaços exteriores têm vistas deslumbrantes sobre a paisagem circundante e incluem até 7.000 m2 de área privada ao ar livre. Todos contam com apoio dos serviços do hotel.

Pensão Agrícola

A fértil zona do Barrocal Algarvio, a sotavento da região, deu frutos em forma de alojamento rural, de seu nome Pensão Agrícola. Este Algarve desconhecido e emoldurado por pomares de laranjeiras, figueiras, amendoeiras, medronheiros e alfarrobeiras descansa entre a histórica cidade de Tavira e a pitoresca Cacela Velha, a tão só 1,5 km da Ria Formosa e das praias desertas que a caracterizam.

A pequena quinta rural, outrora propriedade da família Silva Gomes, foi construída em 1920 como presente de casamento da única filha dos proprietários e manteve a sua atividade agrícola até 1970. Após 40 anos de clausura e esquecimento, guardam memórias desses tempos mais prósperos os móveis, fotografias, roupas e livros encontrados, habilmente integrados no projeto da autoria do Atelier Rua.
Os hóspedes poderão usufruir dos deliciosos pequenos-almoços do hotel ou dos lanches preparados para as tardes de tanque (aquecido no inverno).
Atento aos vaivéns dos hóspedes, estará o burro Ernesto, fiel guardião da pensão e companheiro de passeios. A Pensão Agrícola é um hotel rural dotado de 6 quartos com pátios privativos,  3 na edificação original e 3 nos módulos exteriores.

Hospedaria

No Sítio da Cumeada, em pleno barrocal algarvio, na encruzilhada de vários caminhos, entre o mar e a serra, vizinha da histórica cidade de Tavira e da pitoresca Cacela Velha, nasceu, pela ideia do Grupo Pensão Agrícola, um novo alojamento rural, de seu nome Hospedaria.
Esta antiga venda e taberna “de estrada”, iniciou a sua atividade em 1917. Foi durante décadas um importante local de troca e venda de produtos agrícolas regionais, assim como, um polo dinamizador da vida social das gentes da região, estando ainda bem presente nas memórias dos mais velhos, os “famosos bailes “ da Cumeada.
Posto de correios e único telefone público da zona, nas primeiras décadas do séc. XX, permitiu, a esta esquecida região do Algarve, manter-se ligada ao país e ao mundo. Após 30 anos de esquecimento, nova vida foi dada aos espaços, aos objetos encontrados e às memórias dos tempos de atividade desta antiga venda, habilmente integrados no projeto de arquitetura da autoria do Atelier RUA.
Os hóspedes podem usufruir dos deliciosos pequenos-almoços do hotel ou dos lanches preparados para as tardes de tanque. Na antiga taberna cuidadosamente recuperada, podem viajar no tempo e preparar antigas bebidas ou modernos cocktails. A Hospedaria é um hotel rural dotado de 5 suites com pátios privativos.

Casa de São Lourenço – Burel Mountain Hotel

A Casa de São Lourenço é um hotel de montanha de 5 estrelas na Serra da Estrela, Portugal, a 1250 metros de altitude.

Concebido nos anos 40 por Rogério de Azevedo e Maria Keil, é hoje um hotel remodelado, moderno e completamente aberto ao panorama da montanha. Um projeto ambicioso que visa promover a cultura de montanha portuguesa através do uso do burel nos interiores, sendo aliás o fio condutor que dá unidade aos múltiplos espaços e ambientes contemporâneos.

Tem 17 quartos e 4 suites, todos voltados a sul, funcionando quase como um dispositivo de observação e contemplação, criando uma relação íntima entre o hóspede e a paisagem a partir de qualquer espaço. Dispõe ainda de um restaurante totalmente panorâmico com um menu surpreendente que visita pratos regionais portugueses para os reinterpretar de uma forma contemporânea e surpreendente. Conta ainda com um spa de montanha com a mesma vista, onde podemos encontrar tratamentos e massagens que rejuvenescem o corpo e a alma. Recomenda-se a utilização das piscinas comunicastes aquecidas, especialmente a exterior num dia de neve. Está a uma altitude de 1250 metros.

O hotel tem ainda com uma fábrica de lanifícios ancestral, a Burel Factory, na Vila de Manteigas. O burel, tecido 100% lã endógeno da região, foi recuperado do imaginário secular para ser agora sinónimo de design e criatividade, com cores vibrantes aplicadas a peças contemporâneas que vão da decoração à moda, da arte à arquitetura, mantendo a alma da Serra e essencialmente o saber secular das suas comunidades que a guardam há gerações. Tem também uma loja no local onde podemos adquiri o que se vê produzir durante as visitas guiadas feitas diariamente.

Quinta da Vallado

A Quinta do Vallado, construída em 1716, é uma das Quintas mais antigas e famosas do Vale do Douro. Pertenceu à lendária Dona Antónia Adelaide Ferreira e mantém-se até hoje na posse dos seus descendentes.

Desde 2005 que a Quinta do Vallado recebe hóspedes no seu aclamado Wine Hotel, que dispõe de 13 quartos e é composto por duas unidades hoteleiras: o Hotel Rural, concluído em 2012 e projetado pelo arquiteto Francisco Vieira de Campos, construído essencialmente em xisto; e a Casa Tradicional, que outrora pertenceu a Dona Antónia Adelaide Ferreira – a lendária Ferreirinha.

A quinta dispõe de uma fabulosa piscina ao ar livre e oferece várias actividades: programas de passeios pedestres, de bicicleta, de barco e de jipe, sessões de pesca no rio, piqueniques campestres,  aulas de cozinha tradicional e provas de vinho.

0
Would love your thoughts, please comment.x