Por a 15 Fevereiro 2023

No lugar onde, dizem, vivem as pessoas mais felizes do mundo, a arquitetura moderna abraça a vida sustentável e as bicicletas são um dos principais meios de transporte. Agarre numa e descubra estes 6 imperdíveis lugares.

A cidade de Copenhaga, capital da Dinamarca, foi designada como Capital Mundial da Arquitetura UNESCO-UIA para 2023. Depois do “título” ter passado pelo Rio de Janeiro, chega agora à Europa para destacar o papel fundamental da arquitetura, planeamento urbano e cultura, na formação da identidade urbana e do desenvolvimento urbano sustentável.

No lugar onde, dizem, vivem as pessoas mais felizes do mundo, a arquitetura moderna abraça a vida sustentável e as bicicletas são um dos principais meios de transporte. Um dos símbolos da cidade é a estátua d’A Pequena Sereia, e representa uma personagem de um dos contos infantis de Hans Christian Andersen. Recorde-se que o escritor passou grande parte da sua vida nesta cidade. A cidade é ainda uma potência ao nível gastronómico e conta com 15 restaurantes com estrela Michelin.

Se visitar Copenhaga está no seu horizonte para 2023, atente à lista de edifícios e lugares que preparámos para si.

Blue Planet

Fotografias: Adam Mørk

O Blue Planet é o maior e mais significativo aquário da Europa, com uma excelente localização nas margens de Øresund, a apenas oito quilómetros da Copenhagen City Hall Square. O aquário é uma das cinco atrações turísticas mais proeminentes da Dinamarca e o projeto de arquitetura do incrível edifício é da autoria do gabinete 3XN Architects.

Panda House

Fotografias: Rasmus Hjortshoj

Assinado pelo coletivo BIG | Bjarke Ingels Group, a casa dos pandas Mao Sun e Xing Er no Jardim Zoológico de Copenhaga, assemelha-se ao habitat natural destes animais e cria um ambiente pacífico para um dos mamíferos mais raros do mundo. A casa, com 2.450 m2, contempla um jardim interior e exterior harmonioso, para que os dois possam passear livremente e terem as condições ideais para acasalar. A casa circular de Mao Sun e Xing Er é dividida em duas áreas separadas que aparecem como um símbolo yin e yang.

Cirkelbroen 

Fotografias: Soren Svendsen

É uma ponte, construída ao longo da água, que incentiva a desacelerar e a fazer uma pausa. Cirkelbroen foi desenhada pelo artista Olafur Eliasson e é um presente de Nordeafonden para a cidade de Copenhaga. Nordeafonden é uma fundação sem fins lucrativos e de caridade que apoia atividades que promovem uma boa vida na Dinamarca.

The Kinfolk Gallery

Fotografias: Norm Architects.

A revista Kinfolk, conhecida pela estética minimalista e os conteúdos e editoriais de design, têm em Copenhaga a Kinfolk Gallery, um espaço para se relacionarem com o seu público. A intenção é ser um espaço colaborativo – onde as pessoas partilham ideias e mostram os seus trabalhos -, bem como um espaço de escritório aberto com uma atmosfera informal e discreta.

O espaço é composto por três zonas. Uma virada para o movimentado Amager Torv no centro de Copenhaga, com uma fachada cheia de grandes janelas de vidro que convidam visualmente as ruas da cidade a entrar. Esta parte do espaço é pública e funciona como galeria e zona de convívio. A segunda parte do espaço é a área de trabalho anexa à galeria. E existe uma terceira, na parte de trás, separada e mais privada. A galeria foi projetada pelo escritório Norm Architects.

VIPP Flagship Store

Fotografias: Vipp

Inaugurada a 1 de dezembro de 2011, a Vipp Flagship Store conta com 150 m2 onde pode ver desde os clássicos caixotes de lixo de pedal até aos módulos de cozinha e casa-de-banho. O conceito da loja foi desenvolvido como se de um produto da marca se tratasse – único pela sua função e materiais e com um design simples. O edifício onde está inserida, que data de 1908, é por si só uma grande fonte de inspiração e contrasta fortemente com o design moderno da loja.

Restaurante Kadeau

Fotografias: Michael Rygaard

O escritório de design dinamarquês OEO Studio remodelou em 2020 o restaurante Kadeau Copenhagen, com duas estrelas Michelin. O restaurante foi inaugurado em 2015, também com projeto de interiores do OEO Studio. À semelhança da primeira, nesta nova fase, o escritório trabalhou em estreita colaboração com o chef Nicolai Nørregaard para traduzir a sua filosofia gastronómica num ambiente físico e numa experiência holística.

Neste novo projeto, o OEO Studio não deixou nenhuma superfície intocada. Os materiais táteis, a paleta de cores quentes, a arte, os designs personalizados e a seleção de móveis foram cuidadosamente escolhidos para criar a sensação, o ambiente e a sensação de estarem no lugar certo. O Kadeau Copenhagen está escondido atrás de uma fachada de madeira e os visitantes devem tocar numa campainha para entrar. Atrás desta porta, o OEO Studio criou um espaço de ambiente sofisticado, intimista e que celebra os mais pequenos detalhes.

0
Would love your thoughts, please comment.x