Por a 21 Fevereiro 2023

Nas proximidades do Panteão Nacional, em Lisboa, e com uma vista de cortar a respiração, este apartamento tem projeto de interiores assinado por Rita Lacasta e Marta Mantero.

Design de Interiores: Rita Lacasta e Marta Mantero / Fotografias: Paulo Lima / Texto: Isabel Figueiredo

O projeto de arquitetura, do arquiteto Samuel Torres de Carvalho, permitiu fornecer a este apartamento no coração da capital, uma base limpa e serena, pronta a receber a decoração de Rita Lacasta e Marta Mantero. Pronta a decorar- antes de entrar -, a casa assenta numa paleta de cores suave, fornecida pelas paredes e tetos brancos e o chão de madeira clara.

São evidentes, nos vários espaços, as aberturas que deixam entrar a luz do dia e a vista da cidade, bem como a funcionalidade e a articulação entre as várias áreas. O túnel de luz projetado sobre a área da cozinha, partilhada com a sala comum, a par com as janelas e portas de vidro, no mesmo espaço, acentuam a sua elegância e serenidade.

Os terraços, um deles com piscina, são provavelmente o ex-libris da casa, pela dimensão generosa, e, claro, por toda aquela vista sobre o rio Tejo e o casario de Lisboa. Aqui, há espaço para banhos de água e de sol e para refeições ao ar livre.

O programa é simples, mas prático. No piso térreo arrumam-se as três suítes, duas delas com pátio comum e a terceira com um pátio independente. Para o primeiro andar destinaram-se a sala, a casa de jantar e a cozinha, integradas e com dois terraços – um com piscina e um outro com uma magnífica vista sobre o Tejo.

No interior, convivem com a mesma serenidade peças de algumas marcas portuguesas, como a Botaca e a Sugo Cork Rugs (tapetes), outras francesas, como a Caravane, e ainda peças desenhadas por medida pelas projetistas, como a estante da sala e uma cabeceira de cama.

Todos os materiais foram escolhidos com base na necessidade de abraçar a luz natural e por ela serem iluminados. A madeira, as palhinhas, a cortiça e os tecidos com texturas naturais ajudam a criar um ambiente acolhedor, sem prejuízo da paleta de cores quente e alegre.

Todas as peças que vemos no apartamento, foram fornecidos por quem assina o projeto de interiores, nunca desconsiderando o estilo de vida de quem ali mora, e sempre enaltecendo o que é mais importante: conforto e simplicidade, porque o resto vive lá fora.

0
Would love your thoughts, please comment.x