Por a 12 Janeiro 2023

O estúdio carioca liderado pela arquiteta e designer Gabriela Campos estreia no novo espaço Today, da Maison et Objet Paris 2023, a sua nova coleção de mesas laterais e de centro, inspiradas em obras icónicas de grandes pintores dos séculos XIX e XX.

Ao todo são 15 as peças desenhadas e pensadas por Gabriela Campos, do Estúdio Mais Alma, e juntas compõem a coleção Grandes Artistas, inspirada, como o próprio nome sugere, em obras de grandes pintores e em movimentos artísticos de vanguarda dos séculos XIX e XX, e que já vai na segunda edição. Vão estar na Maison et Objet Paris, de 19 a 23 de Janeiro.

Gabriela Campos ao lado da mesa Sertão

A primeira edição da coleção é composta por cinco mesas laterais, formas geométricas clean e o contraste de claro e escuro, através do uso de cores primárias, como é exemplo a mesa Bauhaus. Nesta mesa, as formas geométricas limpas e o contraste do claro e escuro, através do uso das cores primárias, definem a peça, que reúne a funcionalidade à simplicidade, na forma e linguagem contemporânea propagada pela Escola Bauhaus, criada em 1919, na Alemanha. A mesa tem as seguintes medidas: 55x25x50cm de altura, e é feita em MDF com acabamento em laca.

Já a mesa Boneca, evoca a alma lúdica e a alegria de ser criança, presentes no famoso quadro A Boneca, de Tarsila do Amaral, de 1928. Com cores vivas e uma geometrização das formas, apresenta-se num estilo cubista. A mesa tem as medidas 35x35x50cm de altura. É feita em MDF com acabamento em laca.

A mesa Vicente é uma homenagem ao quadro A Noite, de Vincent Van Gogh, de 1889. As formas arredondadas da base fazem lembrar as pinceladas em espirais da obra, conferindo ao móvel uma sensação de movimento, em contraste com a calmaria do tampo liso, de carvalho americano. A mesa tem 50x50x50cm de altura e é feita em MDF com acabamento em laca e carvalho americano.

Já a mesa Sertão, é uma interpretação da obra mais conhecida de Tarsila do Amaral (O Abaporu, de 1928), que se tornou o grande símbolo do modernismo no Brasil. A mesa tem as seguintes medidas: 45x30x50cm de altura, e é feita em MDF com acabamento em laca e carvalho americano.

Por fim, a mesa Dança é uma interpretação da obra La Danse, de Henri Matisse. A peça tem a base composta por três esferas sobrepostas que conferem ao conjunto a mesma sensação de movimento e ritmo ondulado de sua fonte de inspiração. As medidas são: 35x35x50cm de altura. E o material: MDF com acabamento em laca.

Mesa Boneca e mesa Dança

Na segunda edição da coleção, Gabriela Campos homenageou duas mulheres de renome internacional. Das pinturas Figura Só (1930), A Lua (1928) e Distância (1928), todas da modernista brasileira Tarsila do Amaral, nasceram as mesas laterais Vento, Mandacaru e Distância, respectivamente (sendo a última, em duas versões).

Já o conjunto de obras da ucraniana-francesa Sonia Delaunay (pioneira na arte abstrata na década de 1910) deu origem à mesa de centro Sonia.

Como as cores e tonalidades dos acabamentos em laca de todas as mesas que fazem parte da coleção Grandes Artistas foram escolhidas com base nas obras que inspiraram cada peça, a customização fica restrita à paleta já definida pela designer.

0
Would love your thoughts, please comment.x