Por a 13 Dezembro 2022

O escritório Worrell Yeung assina a remodelação deste apartamento na zona emergente de NoMad, em Manhattan, tornando uma casa cheia de memórias, capaz de acompanhar as transições e crescimento da família.

Projeto: Worrell Yeung / Fotografias: Alan Tansey , via archilovers

O projeto “Broadway Loft” assinado por Worrell Yeung consistiu na remodelação de um apartamento no histórico edifício Gilsey House de Manhattan, no emergente bairro NoMad, originalmente construído em 1867. 

A família morava no apartamento há quase 14 anos, mas procurava comprar uma nova casa para resolver a sua crescente necessidade de espaço adicional, privacidade e arrumação. Depois de procurar, o casal percebeu que possuía um espaço único com profundo significado pessoal. Se redesenhado para criar mais espaço de arrumação, maior acesso à luz natural e um espaço de banho e quarto adicionais, poderia ser a casa ideal – repleta de memórias importantes, mas também acompanhando as suas transições e o crescimento da família.

A intervenção de Worrell Yeung removeu todas as paredes existentes para destacar as janelas históricas, molduras de gesso e a estrutura de aço do espaço. O loft passou a organizar-se como um grande open space no qual foram colocados vários “blocos programáticos” (zona de entrada, escada/estante, lareira, estante/escada infantil e cozinha), criando uma ambiguidade harmoniosa entre um espaço aberto e divisões compartimentadas. 

Funcionalidade e arrumação, foram fundamentais para o design de cada elemento programático, refere o co-fundador da Worrell Yeung, Max Worrell. O foyer de entrada laqueado a cinza, contém um armário, um bar oculto e nichos de exibição. Uma estante semi-aberta de madeira de freixo, estende-se para formar uma escada que leva a um espaço de dormir para hóspedes que fica por cima. 

Sobre o conteúdo do espaço, Max Worrell destaca a eclética coleção de livros, esculturas e coisas efêmeras do casal. Alguns objetos apontam para as suas respetivas carreiras na advocacia e atuação e um dos primeiros estudos do proprietário como pintor; outros espelham o seu interesse mútuo em história da arte, jogos antigos e teatro.


“Quando começámos a falar sobre os materiais, a ideia foi sempre ter materiais bonitos e neutros. Sabíamos que os clientes tinham muita arte e móveis coloridos, por isso, queríamos deixar a arquitetura existir com mais calma em segundo plano”, diz o co-fundador da Worrell Yeung, Jejon Yeung. “A introdução dos elementos de madeira de freixo, peças monolíticas de cinza e mármores e pedras mais calmas, destinam-se a deixar a arte aparecer.”

Abraçando a parede da sala, um longo elemento de madeira de freixo e mármore Calacatta Black ricamente estampado, integra uma mesa, arrumação de livros e uma lareira. O embutido fica na parte de baixo da parede, deixando espaço em cima para exibir uma vibrante coleção de arte, que inclui pinturas figurativas de Yue Minjun e George Segal, um retrato da esposa e um póster gráfico vintage do filme italiano de 1965 Break Up, entre muitos outros trabalhos – alguns comprados a artistas locais e vendedores ambulantes, outros que foram presentes de amigos pintores e outros que são herança de família. Janelas altas com vista para Manhattan completam o cenário.


Em contraste, a cozinha é simples e composta por uma ilha laqueada a cinza e um armário autónomo, com detalhes em mármore Calacatta Manhattan, que ancora o coração do apartamento. Aqui, a cor entra no espaço através de duas pinturas gráficas de mulheres em grande escala e ousadas.


Para o segundo quarto, o elemento organizador é uma escada turquesa profunda que leva a um mezanino que funciona como estante, depósito e plataforma de jogos, proporcionando um momento de cores vibrantes no quarto que a criança selecionou.


Em todo o apartamento, pisos de madeira de freixo de tábuas largas manchadas de branco foram usados ​​para iluminar o espaço. Portas de madeira recuperadas foram utilizadas para criar uma inserção histórica deliberada nas paredes cinza que acolhem o quarto de banho de hóspedes e uma despensa. 

Yeung comenta que, “os clientes tiveram alguns pedidos únicos e divertidos, como as escadas de estantes e os canos pintados de rosa.  Foi uma jornada e um objetivo mútuo ver como poderíamos ser divertidos, mantendo a sofisticação e a intemporalidade”. Acrescenta Worrell: “Criámos um layout eficiente que adicionou um quarto  e um espaço de banho, mas também tornou a área de estar maior, mais arejada e com mais acesso à luz do dia”.

A proprietária do apartamento conclui: “A remodelação ​expandiu a nossa vida e ampliou a forma como vivemos”.

0
Would love your thoughts, please comment.x