Por a 20 Dezembro 2022

O novo projeto do chef Carlos Afonso nasceu no coração do Chiado, em Lisboa, e convida todos a experienciar uma gastronomia portuguesa num espaço democrático envolvido num ambiente acolhedor.

Fotografias: OITTO

Em pleno coração do Chiado, na porta 8B do Largo do Picadeiro, o OITTO assume-se como um espaço democrático e acessível, envolvido num ambiente acolhedor, elegante e confortável,  e assente nos melhores ingredientes e numa técnica de precisão.

O mais recente projeto do chef Carlos Afonso, é um restaurante dedicado à gastronomia portuguesa, que tem como base o respeito pela cultura, tradição e pelos produtos nacionais, sendo o sabor, e a plena harmonização com a carta de bebidas, o foco para a degustação de diversos ingredientes portugueses.

Sofisticado e de áreas amplas, o espaço conta com uma sala principal com capacidade para 54 pessoas, o gastrobar – um bar de barra no piso superior com 12 lugares e que aposta numa original carta de cocktails -, e ainda uma esplanada para 20 pessoas, inserida no cosmopolita e famoso Largo do Picadeiro, ladeado pelos históricos teatros São Carlos e São Luís.

Contudo se procura uma experiência mais íntima com este espaço, fique a saber que a Mesa do Chef comporta de 8 a 12 pessoas, e pode ser reservada para grupos e ocasiões especiais, como aniversários, reuniões de família ou encontros de amigos.

Partindo da cozinha tradicional portuguesa, o OITTO soube adaptar-se às necessidades do mercado, sem deixar cair as raízes, mas sem medo também de apostar numa cozinha desconstruída. Assim, a carta é baseada em produtos locais e inspirada na gastronomia tradicional portuguesa, mas não lhe falta a interpretação do chef, que aqui aporta toda a sua experiência e percurso, dentro e fora do país.

Nas palavras do chef Carlos Afonso, este é “um restaurante onde podemos pedir um croquete, comer um pato escabeche ou um arroz de forno a partilhar, seguido de um bife à portuguesa ou uns ovos mexidos com espargos, beber um bom vinho e no final uma mousse com cheirinho, num ambiente que se quer sofisticado, mas também leve, jovem e casual. Um restaurante de produtos, receitas e cozinha portuguesa”.

0
Would love your thoughts, please comment.x