Por a 13 Dezembro 2022

Pisos de parquet, móveis históricos, peças de design, tecnologia invisível e uma generosa dose de identidade convivem neste apartamento no centro de Milão. Se gosta de misturar estilos, prepara-se para tirar notas.

Projeto: Ortelli Architetti / Fotografias: Claudio Tajoli

Tetos preciosos com vigas de madeira, pisos de parquet embutidos originais, móveis históricos e de design e uma tecnologia tão sofisticada quanto invisível, misturam-se em harmonia neste apartamento do final do século XVII localizado no centro histórico de Milão.


Na zona de estar, uma mesa toscana do século XVIII divide espaço com um ícone internacional do design do século XX, como a luminária Arco de Achille Castiglioni, enquanto a recente Swarm Lamp, do designer sueco Jangir Maddadi, convive com móveis coloniais e franceses dos anos 30 , recolhidos pelo senhorio durante os muitos anos de trabalho no estrangeiro.


A cozinha é caracterizada por superfícies ásperas de cimento, com inserções de aço corten e equipamentos tecnológicos, desenhados de forma a esconderem a sua função, tornado este espaço uma extensão da sala de estar.

No quarto, uma composição irónica de molduras antigas vazias e espelhos igualmente antigos, ganham destaque e escondem um grande armário suspenso, que assim não interrompe o extraordinário padrão de parquet.


Os candeeiros de design, são integrados por spots técnicos, cuidadosamente posicionados de forma a enfatizar os volumes, os pisos e os afrescos do teto.

O sistema de som, instalado e independente em todas as salas, pode ser facilmente controlado através de um smartphone, assim como o mecanismo que eleva o grande quadro de uma famosa modelo acima do sofá, revelando quando necessário uma televisão, ou projetor de última geração, que anima o grande quadro central, transformando-o numa tela cinematográfica.

0
Would love your thoughts, please comment.x