Por a 1 Novembro 2022

O que para muitos é um espaço de passagem, para outros tantos é o espaço mais frequentado da casa. Qualquer que seja o seu caso, atente nestas inspirações de aproveite as ideias para dar um novo visual à sua. A terminar, mostramos algumas das peças que selecionámos para a nossa edição de dezembro, nas bancas dia 15 de novembro, onde o tema especial é mesmo… cozinhas!

terrazzo e verde-água

Arquitetura e design de interiores por Lisa Breeze Architect – Nesta casa geminada, da década de 1940, e habitada pela mesma família desde que foi originalmente construída – o atual proprietário, o bisneto do proprietário original, fez questão de honrar a sua herança de todas as maneiras possíveis – foi alvo de uma remodelação. Para tal, a parte de trás da casa recebeu uma pequena extensão, as salas foram realojadas e a nova área da cozinha e espaço de refeições abriu-se para um quintal com novo paisagismo. Materiais em destaque: terrazzo no chão e pedra mármore nas paredes.

cozinha-sala

O mesmo atelier desenhou uma casa de família, cujo coração é a cozinha e as áreas de estar, posicionadas no nível intermédio. Os tons dos materiais escolhidos, mesclados, diluem as fronteiras entre os espaços.

paredes apaineladas

Arquitetura de Nacházel Architekti – Esta é uma casa para uma jovem família de quatro pessoas localizada nos subúrbios de Praga. No piso térreo, quatro alas separadas, cada uma com função diferente, estão unidas à sala principal, que inclui uma escada curva de cimento, uma entrada principal da casa. Na cozinha, bem como nos quartos, foram usados painéis folheados de madeira com atenção especial aos detalhes, que escondem espaço de arrumação, grandes e pequenos eletrodomésticos.

cores naturais

Arquitetura de Estúdio Zargos – Nesta casa, a cozinha exibe pintado em terracota com espaço para arrumar a lenha. O ambiente rústico, com a enorme área de exaustão de fumos, a parede forada a azulejo nos mesmos tons acentuam a sua ligação à natureza..

a porta amarela

A casa centenária do arquiteto carioca Maurício Nóbrega, numa das aldeias da bonita zona de Azeitão, funciona hoje como escritório e casa de praia da família. Com paredes de pedra na parte externa e taipa de mão na parte interna, o edifício soma, no total, 300m² divididos em 160m² de área construída – onde se alojam as três suítes, o escritório, a sala, a cozinha, a sala de jantar e a lavandaria e 140m² de jardim. No espaço da cozinha e área de refeições, uma antiga porta que servia outros propósitos foi realojda, reaproveitada e pintada de amarelo para esconder um louceiro e a lavandaria.

alto impacto

O estúdio Archier, sediado em Melbourne, projetou uma casa definida pelo equilíbrio entre união e separação, à medida das necessidades e gostos dos seus moradores, um casal em idade de pré-reforma que desejava uma casa onde pudessem estar juntos sem prejuízo dos momentos a sós.A cozinha revela-se à medida que se cruza o limiar entre o antigo e o novo. No teto, luminária Capital Pendant do atelier, banquetas Rio Bar da Featherstone Interiors e detalhes em metal desenhados e fabricados sob medida da Wellington Steelworks.

em tons de rosa

Nesta casa de pedra clássica de Bath originalmente projetada pelo arquiteto John Eveleigh em 1790, remodelada pelo arquiteto Jonathan Rhind, com interiores de Nicola Harding da Harding & Read, há dois tons de rosa – ‘Smoked Trout’ e ‘Setting Plaster’, da Farrow & Ball – , usados na sala de jantar e na cozinha, que destacam estes espaços: “O rosa é uma cor restauradora e funciona bem com o sol”. As bancadas de basalto preto, as luminárias de teto recuperadoa de uma fábrica na Hungria que pendem sobre a ilha.

shopping mode

Algumas das peças em destaque na nossa edição de #dezembro.

0
Would love your thoughts, please comment.x