Por a 28 Dezembro 2022

Uma casa construída em 1900, alvo de uma alteração substancial na sua estrutura, segundo projeto de Iñigo Iriarte Design de Interiores, com decoração  da Veluto.

Design de interiores: Iñigo Iriarte / Fotografia: Biderbost / Texto: Isabel Pilar Figueiredo

A casa Mayor 12, assim foi batizada, é um projeto de habitação unifamiliar de 130m2, localizado na parte histórica de San Sebastián. Construída em 1900, viu  a sua estrutura ser modificada, nivelando as diferentes áreas que exibiam um desnível acentuado, tanto no piso como no teto; este nivelamento resultou na redução da altura total e este foi o principal desafio do projeto, e o que levou o estúdio de Iñigo Iriarte a optar pela distribuição final.

Logo a partir da entrada, os diferentes espaços unem-se visualmente para formar uma área diurna de grandes dimensões: a imponente sala de estar, uns centímetros elevada, a sala de jantar iluminada, a que se acede através de duas portas de correr originais, mas revisitadas, e a cozinha, com design próprio do estúdio. Estes espaços convivem hoje, ligados, livres de barreiras físicas, mas também pela coerência de materiais e acabamentos.

Na área privada da casa, há espaço para um quarto de banho para as visitas e dois quartos duplos, um deles com casa de banho incluída. Este último é um dos espaços com mais caráter da casa, graças à forma como se articula, a ele se acedendo a partir da zona de banho, inteiramente integrada numa divisão única e homogénea.

Os grandes planos abertos e o uso de espelhos em diferentes partes da casa ajudaram a criar uma sensação de amplitude e profundidade. Com o mesmo objetivo, foi projetado um poço de luz no teto que ilumina o espaço com subtileza e elegância. O piso elevado, na sala de estar, feito a partir de um compósito de madeira é mais baixo do que o habitual neste tipo de espaços unidos, mas diferenciados por desníveis.

Toda a casa é rica em luz natural, e como é habitual em todos os projetos, o estúdio de Iñigo Iriarte aplicou todo o seu conhecimento para acentuar, através da iluminação, o design dos diferentes ambientes de cada divisão, o que permite realçar texturas, recantos e modificar as sensações.

Outro dos objetivos do projeto consistiu em respeitar elementos da casa original, podendo, assim, apreciar-se a sua origem. Por esta razão, o piso que anteriormente vestia o corredor foi recuperado e, da mesma forma, as vigas de madeira, agora tratadas, foram deixadas nuas.

Para a seleção dos demais materiais do projeto, foram selecionados revestimentos contínuos nos maiores espaços da casa, dando mais destaque à decoração. Foi aplicado microcimento nos quartos e espaço de refeições. As paredes foram finalizadas com um acabamento com textura, mas cuja composição também assegura uma melhor acústica nos espaços abertos.

Nas zonas húmidas e na cozinha, os acabamentos cerâmicos foram escolhidos para contrastar com o resto da casa, para além de garantirem a máxima funcionalidade.

Toda a decoração foi pensada por forma a ser o elemento principal da casa. Assim, as peças mais pequenas foram selecionadas e pensadas de forma a não sufocar nenhum dos espaços.

Como na maioria dos projetos do ateliê, as notas de cor proporcionadas pelas obras de arte assumem destaque. Mas também os acessórios e elementos personalizados, tanto nas formas como nas texturas, caso da cabeceira da cama, dos candeeiros da sala ou dos lavatórios –  todos desenhados em estúdio para este projeto.

0
Would love your thoughts, please comment.x