Por a 22 Março 2022

Esta casa em S’Agaró, verdadeira joia no coração da Costa Brava, Espanha, está profundamente ligada à tradição arquitetónica mediterrânica. Desenhada por Cristina Soler, do estúdio de Barcelona Arquemo, a residência adapta-se ao ambiente local e à sua envolvente através das suas formas suaves de diferentes dimensões.

A perceção da Casa en S’Agaró muda à medida que o dia avança e a luz muda. Esta residência é dinâmica, calma e até íntima, pois a luz do sol dança de uma superfície para outra e as sombras tornam-se mais contrastantes. Os ricos detalhes em madeira com o branco predominante e a abundante luz natural acentuam a expressividade dos espaços interiores, complementados por uma grande seleção de luminárias Vibia.

Sala partilhada, vários modelos de luminárias

Ligados e desligados, a sua composição, cor e textura favorecem experiências ambientais que dão origem a infinitas sensações e humores. Ao entrar, o protagonista indiscutível da casa dá as boas-vindas: o candeeiro Wireflow, que preside o pé direito duplo da área central da residência, domina visualmente o hall e provoca uma sensação imediata de assombro.

Assinado pelo designer Arik Levy, Wireflow é um candeeiro suspenso com uma forma tridimensional surpreendente; um design ousado e futurista que reinterpreta o lustre tradicional, aprofundando o que o define e destacando a sua forma através de uma simplificação gráfica altamente refinada.

Contrastando com a imponente de Wireflow, um candeeiro de mesa Mayfair regulável com acabamento metálico ilumina subtilmente o aparador do hall. Discreta e elegante, esta criação de Diego Fortunato atualiza o clássico candeeiro do século XIX através de uma tecnologia inovadora.

Para a área aberta composta pela sala de estar e cozinha, Soler optou por um impressionante candeeiro de parede Norte e dois candeeiros suspensos North mais pequenos, a condizer. Delicadamente instaladas acima do bar, as clássicas telas que caracterizam as peças de Arik Levy têm um acabamento em laca fosca, imprimindo aconchego e sofisticação à área do bar. Com a base fixada na parede, o seu braço rotativo e regulável em altura projeta-se na sala de estar. Este aplique com uma personalidade extraordinária proporciona uma iluminação única e pode funcionar como luz ambiente e também como luz de leitura.

De Lievore, Altherr e Molina, Skan representa a essência do minimalismo. Com formas puras e linhas cuidadas, este design apela ao essencial, revisitando um design clássico e proporcionando-lhe um desempenho de iluminação superior. Para a casa em S’Agaró, foi ainda escolhido um conjunto de três candeeiros em acabamento vermelho terracota que, delicadamente suspensos no teto, iluminam totalmente a mesa da sala de jantar, proporcionando bem-estar neste espaço de encontro e criando um ambiente muito familiar.

Pin, de Ichiro Iwasaki, é um design intemporal, tão clássico como contemporâneo. Pela excecional eficiência luminosa, pela leveza do seu braço e pela subtileza e funcionalidade desta pequena luminária, Cristina Soler encontrou nas suas versões de chão e de mesa o complemento ideal para a tranquilidade que a leitura e o trabalho exigem.

No lavabo social, Cristina Soler quis incorporar uma luminária suspensa que fosse emoldurada pela janela estilizada e, dessa forma, fosse visível do lado de fora. O designer Antoni Arola concebeu o candeeiro suspenso Palma como um projeto paisagístico que, com o tempo, transformaria um ambiente interior. Consiste num balão que parece flutuar, suspenso por três cabos praticamente invisíveis que sustentam uma planta na sua extremidade inferior. Tal como um jardim suspenso luminoso, a sua capacidade de criar um ambiente evolui ao ritmo do crescimento das plantas, tornando-o ideal para estabelecer o diálogo exterior-interior proposto por este projeto.

Como candeeiros de leitura de cabeceira, a designer decidiu instalar dois apliques Dots. Disponíveis em dois acabamentos de madeira, estes candeeiros de parede circulares de Martín Azúa são rotativos e permitem traçar um feixe de luz cónico na direção desejada.

Para dar o toque final às áreas comuns, destaca-se o candeeiro de mesa Musa, que Soler colocou ao lado de um conjunto de bancos de madeira contemporâneos. Concebido pelo Note Design Studio, Musa é um design delicado e poético. Esta relação simbiótica entre a pequena esfera de vidro soprado opala e a forma orgânica da placa que a suporta e reflete cria um contraste marcante com os blocos geométricos e compactos.

Por último, mas não menos importante, os dois candeeiros de teto Duo, da Ramos & Bassols, para vestir elegantemente um corredor que, de outra forma, passaria despercebido. Com um design baseado no contraste, o Duo combina um interior acolhedor em madeira com uma refinada concha metálica, enquadrando-se naturalmente na estética da Casa en S’Agaró.

0
Would love your thoughts, please comment.x