Por a 13 Dezembro 2022

Dita-se o fim das cozinhas brancas, aposta-se na pedra e em revestimentos canelados, a cozinha sublinha o seu caráter social no espaço da casa e o vintage instala-se apelando à sustentabilidade e à criatividade.

Fotografias: DR

A passos largos para o fim do ano, aquilo que serão as tendências para o ano que vem começam a borbulhar um pouco por toda a parte. No campo das cozinhas, a lista de must have é extensa, não continuasse esta divisão da casa a ser alvo de grande atenção, em mais um ano que não tarda começa.

Bebemos informação em várias fontes e fizemos um top 5 das tendências que mais são apontadas para este espaço multifuncional dos dias que correm. Segundo o que apurámos, jantar em casa em 2023 será uma experiência tão ou mais valorizada do que jantar fora. Tome notas.

1 – A cor vai dominar

Depois de anos de cozinhas em tons de branco e de incursões pontuais mas pouco declaradas pelo universo da cor, parece que este ano, a tendência colorida instala-se de vez. Há quem diga que é o fim das cozinhas brancas, há quem sublinhe que não, mas que as que permanecem serão invadidas por detalhes de cor, que poderão ser nos póprios electrodomésticos, em detalhes decorativos ou no mobiliário. Verdes e azuis profundos, são tons a ter em conta.

2 – Revestimentos canelados

Seja em armários ou ilhas, as formas orgânicas evoluem este ano para um acompanhamento no revestimento escolhido. A madeira canelada, como forma de enfatizar as formas curvas e orgânicas é uma opção elegante, bonita e que cumpre com a função, conferindo textura ao espaço da cozinha. A tendência, explicam os designers, pode ser utilizada em casas modernas, mas não só, sendo bastante transversal na sua utilização.

3 – Backsplashes em pedra

Elegantes e minimalistas, os backsplashes em pedra ganham terreno nas cozinhas, muitas vezes combinados com bancadas e em cores foram do comum.

4 – Todos querem Vintage

As preocupações de sustentabilidade sustentam grande parte desta tendência. O apelo a reinventar e a usar peças em segunda mão ao invés de usar novo chega em força e com ela uma dose extra de criatividade. Há bancadas de marceneiro a transformarem-se em ilha de cozinha e armários antigos a fazerem liftings para encaixarem em decorações mais modernas. Parece que o medo de arriscar vai ficar em 2022.

5 – Ilhas duplas

Para quem tem cozinhas de dimensões generosas a grande tendência são ilhas duplas. Não fosse este espaço o coração da casa, a tendência é justificada referindo que uma ilha é para preparação dos alimentos e a outra para reunir os amigos em conversa. A cozinha que é cada vez mais a sala de estar, volta a marcar pontos e a puxar para si os holofotes de zona social.

0
Would love your thoughts, please comment.x