Por a 18 Outubro 2022

Vários tons de cinzento combinados com verde, preto, madeira de carvalho e mármore, uma garrafeira generosa, um pé-direito alto e elementos de Fórmula 1 integrados numa decoração contemporânea. Se precisa de ideias para um apartamento com um ambiente mais masculino, este projeto é para si.

Projeto: Gustavo Marasca / Fotografias:  Alessandro Guetzmacher

Cores sóbrias, mas fortes, um amplo pé-direito, uma boa garrafeira, uma área social generosa, uma suite confortável e uma acústica irrepreensível. Estes foram alguns dos requisitos que orientaram Gustavo Marasca, no desenvolvimento deste apartamento para um empresário de 55 anos.

O arquiteto conta que a planta original tinha duas suites, sala, cozinha, área de serviço, espaço de banho e varanda. Contudo, foi decidido demolir a casa de banho e um dos quartos para integrar os espaços na zona de entrada e na varanda. O resultado foi uma zona social com todos os ambientes integrados, inclusive a cozinha, que é totalmente aberta para a sala.

“A ideia foi criar um apartamento jovem e atual. A decoração segue um estilo contemporâneo, mas com muita personalidade, uma vez que reflete os hobbies do morador. Como ele adora Fórmula 1, por exemplo, incorporámos várias peças assinadas por amigos da F1, como capacetes autografados por pilotos e réplicas de carros, também assinadas”, explica Marasca.

O gosto por vinhos – hobby principal do cliente – deu origem à grande atração da sala: uma garrafeira climatizada, com estrutura interna em aço inox e capacidade para armazenar cerca de 600 garrafas. 

No geral, a paleta de cores mistura tons de cinzento, verde e preto, com madeira carvalho, material presente não só nas paredes e tetos como também no pavimento, resultando numa atmosfera ao mesmo tempo masculina, sofisticada e acolhedora.

Para além da madeira, o mármore também está bastante presente neste projeto: ele foi usado como revestimento na casa de banho, no pórtico do elevador e no tampo de várias mesas (de jantar, de apoio e de cabeceira), deixando os ambientes com uma atmosfera mais sofisticada.

Na sala de estar, o arquiteto destaca o bar – desenhado por Jader Almeida – e o trio de mesas de centro com tampo de quartzo natural, desenhadas pelo próprio. “Comprei as lâminas de pedra e mandei fazer os pés com estrutura metálica”, conta.

Na sala de jantar, o destaque vai para a mesa assinada por Guilherme Torres, e, sobre ela, o trio de pendentes Docc, também de Jader Almeida. Já a zona de entrada contempla um tapete de lã natural desenhado por Juliana Vasconcellos, um banco de Guilherme Torres e o quadro da top model Giselle Bündchen, retratada pelo fotógrafo Gui Paganini.

0
Would love your thoughts, please comment.x