Por a 7 Outubro 2022

Criar um espaço para dar asas à imaginação e à criatividade é coisa de artista mas não só. Muitos são os que desejam ter uns metros quadrados dedicados às mais diversas artes. Este pequeno atelier em Barcelona nasceu onde outrora havia um campo de futebol.

Projeto: Miriam Barrio Studio / Fotografias: DR

A criação de um espaço de trabalho para criativos nem sempre é fácil e muitas vezes exige a transformação de pré-existências que pouco ou nada têm a ver com o futuro propósito. Mas sabemos que é desejo de muitos – quer trabalhem numa área artística ou não -, fora ou na própria casa, ter um espaço, uma divisão ou um pequeno canto, dedicado a trabalhar a criatividade. A pensar nisso, trazemos hoje o primeiro de vários projetos dedicados a este tema, na esperança de inspirar quem procura criar um ambiente para deixar correr livre a imaginação.

O espaço criativo que inaugura esta rubrica fica em Barcelona e foi assinado pela designer de interiores Miriam Barrio. O desafio, conta, começou na reconversão de um pequeno campo de futebol neste atelier – um lugar para soltar a imaginação e a criação de arte, um lugar criado para criar.


A proposta de design centrou-se em inventar um espaço muito inspirador, onde a luz inunda o interior através de uma estrutura totalmente envidraçada suportada por uma carpintaria de aço preto super leve. Teto e paredes permitem assim que “jatos de luz” entrem no interior do estúdio, podendo contudo ser controlado o excesso de luminosidade através de um sistema de sombreamento automático.


O design interior deste atelier está envolto numa caixa de micro cimento de cor clara no chão e nas paredes, o que permite introduzir peças coloridas sem inebriar a visão do todo. Os móveis de estilo industrial e recuperados, combinam principalmente madeira e ferro, criando peças totalmente personalizadas para atender às necessidades de um artista. 

Mesas e móveis com espaço para arrumação preenchem o atelier, sendo que algum do mobiliário acabou por ser personalizado pela artista, como são exemplo algumas portas que acabaram por integrar colagens.


No terraço também foi usado o micro cimento, numa outra cor, criando volumes que dão origem a uma pequena horta, bancos e um grande espaço de chill out.

0
Would love your thoughts, please comment.x