Por a 6 Outubro 2022

Originalmente construída em 1925, esta casa à beira rio foi remodelada e modernizada para dar resposta às necessidades de uma vida contemporânea. O projeto é assinado pelo escritório de arquitetura Conrad Gargett.

Projeto: Conrad Gargett  / Fotografias: Christopher Frederick Jones

“Maritimo” é uma casa histórica à beira rio em Brisbane, Austrália, originalmente desenhada pelos arquitetos Hall e Prentice, pertencentes à autarquia local, e construída em 1925 por George Henry Turner – um construtor também ele local -, para ser sua residência pessoal.

O projeto desenhado na altura por Hall e Prentice, tinha em vista uma grande casa à beira-rio, com elementos que a diferenciavam das casas típicas daquela época, tais como as grandes varandas voltadas para o rio, o grande salão de baile no nível inferior, garagem (o que era raro à época), um campo de ténis e uma série de estruturas de jardim.

A casa está classificada como Património da Câmara Municipal de Brisbane, tanto pelas suas características arquitectónicas, como pela sua associação histórica a estas figuras proeminentes de Brisbane.

Em 2019, o escritório de arquitetura Conrad Gargett teve o privilégio e a oportunidade de remodelar e atualizar a casa. As diretivas do projeto exigiam que se mantivesse o caráter, os principais espaços e o cenário dramático do local, ao mesmo tempo que se atualizava a residência para dar resposta a uma vida contemporânea.

Em termos de abordagem, em primeiro lugar foi preservado o caráter existente da casa, mantendo intactos os espaços de maior significado, enquanto eram reaproveitados quartos de significado secundário para criar espaços para os serviços e necessidades modernas.

Isso incluiu a expansão da pequena cozinha original de 1920 e a abertura para os principais espaços de estar; uma nova suite principal ao nível do telhado, construída como uma extensão do sótão envidraçado e com vista para o rio; uma nova escada central escultural e a remodelação do campo de ténis e da “casa de barcos” à beira do rio.

 

O projeto também incluiu obras de conservação para reparar o edifício, protegendo a casa de uma maior deterioração.

O resultado é uma justaposição confortável do caráter original com adições e amenidades modernas. A casa, não só manteve sua grandeza original, como a elevou dando resposta às necessidades de uma vida contemporânea.

 

0
Would love your thoughts, please comment.x