Por a 6 Setembro 2022

O atelier de Renato d’Etorre assina o projeto de recuperação e remodelação desta casa de três andares, datada de 1890, classificada como património, e do estábulo de pedra, da mesma data. Fica em Sidney e foi merecedora de vários prémios internacionais.

Segundo a memória descritiva fornecida pelos arquitetos

Em Surry Hills, Sidney, a casa de três andares, com um terraço, e o estábulo que pertencia à propriedade, datados de 1890 e 1860 respetivamente, foram alvo de um aturado projeto de recuperação e modernização, transformados numa residência moderna, sem prejuízo do estilo histórico do edifício, e estabelecendo uma atmosfera que implicou alguma coragem e contemporaneidade no interior.

O projeto de alterações e adições substanciais levado a cabo pelo escritório de Renato de Etorre compreendeu quatro componentes: a casa do terraço de três andares, para a família, os estábulos históricos de arenito convertidos em quartos de hóspedes para acomodar os pais do casal, o restauro dos muros de pedra traseiros e uma nova garagem de betão com terraço paisagístico e piscina privada.

Devido ao baixo significado patrimonial da ala traseira da casa com terraço, foi possível uma reestruturação total onde ocorreu a intervenção de projeto mais dramática. A introdução da impressionante abóbada de tijolos de altura dupla na ala traseira reestruturada parecia um elemento apropriado para o estilo italiano da casa. Tal importa para o design atual, contemporâneo, elementos de grandeza histórica que deram origem à noção de “o arco nunca dorme”.

As principais características históricas do edifício, caso das lareiras de mármore ornamentadas, da escadaria principal, da porta de entrada com painéis de vidro e das luminárias laterais, foram trazidas de volta à vida, contribuindo para a beleza da nova residência.

Os materiais privilegiados incluem tijolos recuperados, telhas de terracota, mármore branco de Carrara e paredes de estuque branco.

O tamanho generoso do edifício existente permitiu espaços adicionais além das necessidades e expectativas do cliente, permitindo a introdução do conservatório multiusos no segundo nível da ala traseira dos edifícios.

Este conservatório foi tratado como uma área de estar ao ar livre com árvores plantadas em vasos.

O amplo telhado de vidro duplo atua como um banco de calor para dispersar o ar quente pelos níveis superiores da casa nos meses mais frios e também pode atuar como uma área de secagem durante os períodos mais húmidos.

0
Would love your thoughts, please comment.x