Por a 6 Setembro 2022

Arquitetos: Rick Joy Arquitetos; Ano: 2017; Fotografias: Joe Fletcher

Perto da costa sudoeste de Providenciales, uma ilha no arquipélago de Turks & Caicos (Caraíbas), este retiro familiar projetado por Rick Joy Architects apenas é invadido pelas brisas costeiras e os longos raios de sol tropical.

Ao percorrer a estrada adjacente, o complexo erguido em vários volumes parece crescer organicamente a partir da costa natural do local, com a sua pele de cimento cor de casca de ovo subtilmente texturizada, em contraste com a água turquesa brilhante e a areia branca que reveste a enseada.

Inspirados pelos apontamentos visuais dos ambientes exuberantes do lugar, que também incluem rochas de costa e vegetação nativa verdejante, os arquitetos criaram ligações táteis entre o edifício e o seu local: portas, janelas e tetos de mogno captam o calor do ambiente, enquanto as pequenas aberturas estrategicamente posicionadas permitem apenas as doses certas de vegetação no interior.

A planta da casa é enganosamente simples: um terraço de tamanho generoso serve de ligação entre as áreas de estar privadas, a oeste, e um pavilhão de estar-jantar-cozinha, a leste. Este primeiro volume, uma longa e estreita barra, protege o resto da casa do barulho e do movimento da rua adjacente.

A estratégia é simples e funcional – do interior, os espaços parecem isolados e protegidos, e as vistas para o mar do pavilhão da cozinha parecem totalmente exclusivas. Este espaço fica tranquilamente contra a água, não exatamente dentro de casa e não exatamente ao ar livre.

O seu teto assimétrico de quadril único guarda um espaço interno generoso e uma única janela triangular operável na sua etremidade, a sotavento, cria um fluxo de ar suave, complementando as brisas cruzadas deliberadamente projetadas que negam a necessidade de ar condicionado.

Do lado de fora, uma piscina rasa corta uma linha entre a areia e o terraço adjacente, aproximando cada vez mais a extensão da água do oceano dos espaços de convivência.

Toda a casa se reveste de rico momentos imersivos como este. Dos corredores, as paredes de cimento criam ângulos de visão rasos que revelam vislumbres de cada espaço subsequente e, simultaneamente, enquadram o céu.

Erguidas por construtores locais treinados pela equipa de construção, as paredes utilizaram areia e agregados de origem local, minimizando a necessidade de importação de materiais de construção. Num espírito semelhante de consciência de recursos, os arquitetos colocaram uma grande cisterna sob o terraço principal para guardar água e cobriram as secções planas do telhado com painéis fotovoltaicos.

Nos quartos, luminárias pendem do teto como botões de flores e longas folhas espreitam dos jardins adjacentes com fundo de rocha.

Cortinas de linho natural ondulam na brisa do oceano e deixam passar a quantidade certa de luz solar. Às vezes, os pescadores param no cais do Ipé, oferecendo a pesca do dia. O resultado é uma casa que parece florescer fora de seu local.

0
Would love your thoughts, please comment.x