Por a 7 Setembro 2022

A dupla Mila Strauss e Marcos Caldeira, do escritório MM18, assinam o projeto de design de interiores do JO&JOE Rio de Janeiro, localizado no histórico Largo do Boticário, onde viveu Machado de Assis.

Projeto: MM18 / Fotografias: Dhani Borges

O primeiro hotel da marca JO&JOE no Brasil nasceu no Rio de Janeiro. Comprado em 2018 pelo grupo francês Accor, o Largo do Boticário recebeu um avultado investimento para a renovação de seis casas, respeitando as suas principais características originais, assim como a floresta nativa ao seu redor. As imagens que se seguem, mostram o estado dos edifícios originais, antes da intervenção.

O escritório sedeado em São Paulo, MM18, que tem como sócios os arquitetos Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira, assinou o projeto de design de interiores, que fez renascer este espaço urbano carioca.

O JO&JOE Rio de Janeiro ocupa uma área de 4.157 m² e conta com 320 camas em 80 quartos e apartamentos, que acolhem até 8 pessoas (além de oferecer opções privadas e coberturas), e com projetos artísticos idealizados por nomes como Mariana Papi, Kakau, Bruno9li, Braga, Marcelo Ment, Jotac e Milton Jofily.

As icónicas escadas em caracol, o pavimento, os azulejos e outros tantos elementos, receberam um minucioso trabalho da equipa de restauro, com a supervisão feita pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural).

Os quartos são, na sua maioria, completamente diferentes uns dos outros, tendo sido projetados individualmente de acordo com as alturas de janelas e portas. Alguns deles fazem parte do conceito arquitectónico “OOO” (que em inglês significa “Out of Ordinary”), que assenta na ideia de ambientes que trazem vivências únicas. Em geral, todo o layout dos interiores contempla a relação entre as casas e as suas diferentes utilidades.

“O hotel é o primeiro da Accor sob o conceito ‘Open House’, que visa atender a todos os tipos de públicos. Além disso, o JO&JOE Rio de Janeiro vai manter a identidade do Largo do Boticário, mas sempre alinhado à filosofia da marca, que visa entregar aos hóspedes e moradores experiências personalizadas”, afirma Olivier Hick, COO das marcas midscale e económicas da Accor no Brasil.

O hotel conta com um projeto único e contemporâneo, que incorpora conceitos de arte urbana, que garantem uma atmosfera de cidade grande, para além de contemplar a ideia de ambientes amplos, que promovem a interação e a convivência entre os hóspedes e visitantes.

Entre os destaques do projeto, realizado em colaboração com o MM18 Arquitetura, está o rooftop com um banco de areia, que promete ser um local de relaxamento e também um ponto de encontro para um momento descontraído. Já a área em frente ao restaurante e bar aberto ao público possui um pavimento revestido em pedras portuguesas, trazendo a ideia do estilo de vida carioca.

Toda a parte de interiores do complexo hoteleiro, que engloba espaços como restaurante, bares, áreas exteriores, quartos, entre outros, passando pelos revestimentos até a iluminação e mobiliários, foram assinados pela dupla Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira.

“Relacionar a parte histórica com a linguagem do hotel, que é totalmente contemporâneo, foi um dos pontos mais interessantes nesse trabalho, já que o projeto brasileiro é muito diferente do que existe lá fora. O JO&JOE Rio de Janeiro foi pensado para tornar o Largo do Boticário um local exclusivo, ressaltando a sua importância histórica”, contam os arquitetos.

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