Por a 6 Setembro 2022

Na zona de Puglia, em Itália, Andrew Trotter remodelou uma casa de campo que é um hino ao vernáculo italiano. Uma residência onde a modernidade entra devagar e se deixa abraçar pela rusticidade.

Projeto: Studio Andrew Trotter / Fotografias: Salva Lopez

Materiais locais, métodos construtivos tradicionais e detalhes de arquitetura local. O vernacular nunca esteve tanto na moda. Confira nesta villa italiana.

Chama-se Villa Castelluccio e é um projeto assinado pelo Studio Andrew Trotter, em Puglia, na Italia. Na sua génese estão os materiais locais, métodos tradicionais de construção e detalhes da arquitetura local, que resultam numa casa de três quartos perfeitamente implantada entre oliveiras.

Esta vila rural datada de 1920, foi renovada com um toque de modernidade, mas não ao ponto de perder a rusticidade, a iluminação de outrora e o desenho arejado. 

Exemplo desse diálogo entre a modernidade e o vernacular, são os tampos de cozinha e as loiças das casas-de-banho feitas por medida em betão, a lareira adicionada a uma sala que existe nos fundos, a nova cozinha ao ar livre, com áreas de estar projetadas para aproveitar ao máximo o exterior e o ótimo clima e ambiente rural, ou a longa parede ao lado da piscina, que prolonga a sensação de uma sala ao ar livre e oferece mais reclusão ao nadador. 

0
Would love your thoughts, please comment.x