Por a 17 Agosto 2021

Recuperar as memórias do lugar graças ao trabalho de arquitetos e designers, disto trata a história deste projeto.

  • Nome oficial do projeto: Xiangyuxiangyuan Home Stay
  • Local: Dazhai Village, Xiamen, Província de Fujian
  • Arquitetos / designers: Huang Zhiyong
  • Área: 1200 metros quadrados
  • Fotógrafo: AOGVISION Kobe Photography Studio

O sul de Fujian, localizado na costa sudeste da China, é o início da “Rota da Seda Marítima” na história e tem sido um importante centro de transporte marítimo desde os tempos antigos. A localização geográfica conveniente é propícia para intercâmbios de negócios com muitas regiões e países vizinhos, portanto, acumulou uma base económica sólida e é profundamente influenciada por culturas estrangeiras. Consequentemente, a cultura do sul de Fujian é uma mistura da cultura agrícola tradicional chinesa e influências culturais estrangeiras.

Esta rica e diversa conotação cultural também se reflete plenamente na sua arquitetura, com características regionais muito distintas.

O projeto está localizado na vila de Dazhai, distrito de Xiang’an, Xiamen. A vila de Dazhai tem uma história de mais de 800 anos e fica ao lado de montanhas e mares, em terreno plano. Hoje em dia, afetadas pela globalização da economia e pela construção de cidades e culturas modernas, as casas tradicionais da vila de Dazhai estão a desaparecer, a cada dia. Em resposta, a questão de como usar edifícios antigos tradicionais como portadores para reter as memórias rurais do sul de Fujian, enquanto reativava as suas aldeias pitorescas por meio do poder do design, tornou-se um tópico de tempo e localidade.

O projeto Xiangyu Xiangyuan B & B é composto por duas partes, a antiga e a nova. A parte antiga é uma casa tradicional com uma história centenária que foi cuidadosamente transformada no espaço central de todo o edifício.

A nova parte é um estilo arquitetónico contemporâneo composto de aço, vidro e tijolo. As peças novas e velhas colidem e fundem-se, revelando o pensamento do designer sobre a transformação de antigos edifícios rurais e a regeneração de recursos abandonados.

Estes edifícios tradicionais são um típico representante das habitações tradicionais no sul de Fujian. As principais estruturas dos edifícios são na sua maioria molduras de madeira tradicionais chinesas, com fachadas feitas de tijolos e telhas vermelhas e telhados de estilo “Yingshan” (um tipo de construção tradicional chinesa para telhados).

Ambas as extremidades do telhado descrevem uma curva ligeira ascendete, usando métodos leves e flexíveis de “rabo de andorinha”. Esses edifícios tradicionais originais desabaram em vários graus. A parte desabada do edifício nº 1 é a primeira metade do edifício e a sala do lado oeste do átrio. A pedra angular do lado oeste é irregular.

O designer usou um design de compromisso na área recolhida. Um edifício geométrico simples foi construído no local desabado para formar uma fusão com a arquitetura tradicional. A geometria simples e pura confere ao edifício antigo um suporte suficiente e também realça a legibilidade do edifício tradicional. O local desabado do prédio nº 2 é o corredor e a metade frontal da cozinha.

A estrutura original do telhado de madeira está quase desmoronada e há um portão quase desabado. As duas salas laterais do meio também desabaram. O designer usou diretamente estruturas de aço no corredor e na sala à esquerda para apoiar a estrutura de madeira original.

A fachada adota uma grande área de janelas do chão ao teto para atender aos requisitos de qualidade de luz do espaço interno. O telhado tradicional contrasta fortemente com o vidro transparente, o que confere à casa tradicional uma expressão mais leve.

O edifício nº 3 é construído principalmente de tiras e blocos de pedra, por isso ainda é muito estável ao cabo de cem anos, não revelando nenhum dano particularmente sério. O volume foi avaliado por organizações profissionais e atende aos requisitos de fiabilidade dos padrões nacionais atuais, mas ainda precisa de er reforçado para evitar problemas futuros. Para resolver esse problema, o projetista adotou um método de estrutura interna de aço para tratamento parcial e reparo.

Em termos de design de interiores, o designer baseou-se numa interpretação moderna dos materiais arquitetónicos tradicionais chineses e realizou o design de interiores de três edifícios centenários nas três direções de madeira, pedra e porcelana. A madeira, ao longo da história da construção humana, foi um material renovável obtido de uma ampla gama de fontes.

A madeira é o material mais usado no espaço Xiangyu Xiangyuan B&B para várias apresentações, como móveis, pisos e instalações e reflete a forte plasticidade e senso artístico da madeira, e reflete a ideia de design sustentável do designer. Como material de construção natural, a pedra apresenta características sólidas e naturais. A atmosfera geral do espaço do Xiangyu Xiangyuan B&B é destacada pelo redesenho e aplicação da pedra.

0
Would love your thoughts, please comment.x