Um volume branco no meio de um olival jovem, que se destaca na paisagem pelas formas simples da arquitetura tradicional local. No interior, os detalhes arquitectónicos são contemporâneos e as vistas anunciam um ritmo de vida lento.
Projeto: REISARCHITETTURA / Fotografia: Alessandra Bello
Na zona rural de Ostuni, em Puglia, Itália, avista-se ao longe um volume branco no meio de um olival jovem. É a SS House, uma casa de férias privada que se destaca na paisagem pelas formas simples da arquitetura tradicional local, inovada com infusões de detalhes arquitectónicos contemporâneos.
Os espaços foram pensados para um ritmo de vida lento, relaxante e em contacto com a natureza. A Casa está inserida entre as fileiras de um olival, e a sua disposição desenvolve-se a partir do eixo central da entrada do lado nascente, com um lugar de estacionamento e um volume de arrumos definidos por paredes de pedra seca, que separam a zona de estar da zona de dormir.
A zona de estar situa-se no lado norte, onde se pode desfrutar das melhores vistas através de grandes janelas que enquadram a paisagem envolvente, graças à inclinação natural do terreno. O centro de gravidade da área de estar é o volume da lareira, dividindo o espaço em zona de refeições – dominada pela ilha da cozinha – e zona de estar.
A zona de dormir desenvolve-se no lado sul da casa e é composta por dois quartos com casas de banho independentes e grandes janelas viradas a nascente e poente. A elevação sul é quase completamente cega para proteger do sol quente da Puglia, enquanto a sala de estar do lado norte se abre para uma varanda para oferecer um espaço perfeito entre o interior e o exterior, adequado para o uso de verão da residência.
A partir daí, um caminho natural feito de lajes de pedra colocadas aleatoriamente desce até a área da piscina, com vista para o vale e para a cidade de Cisternino. A área da piscina é complementada com uma cozinha para refeições ao ar livre e um espaço de banho com chuveiro.
Os acabamentos exteriores são os da arquitetura rural tradicional de Puglia: paredes com acabamento em gesso de cal branca ou feitas de pedra seca local, e pavimentos de laje de pedra. Um estilo mais contemporâneo foi escolhido para o interior, que se caracteriza por contrastes entre o branco das paredes, o cinza do pavimento de micro cimento, o preto das janelas, portas e cozinha e as cores sóbrias dos móveis.
Por último, no desenvolvimento do projeto foi dado um cuidado especial à sustentabilidade e ao uso de fontes de energia renováveis. O uso das tradicionais cores brancas ajuda a evitar o superaquecimento durante os períodos mais quentes, e as grandes janelas são equipadas com para-sóis rolantes motorizados para proteção solar. No telhado, um sistema fotovoltaico produz eletricidade que alimenta a bomba de calor para o ar condicionado da casa, e a iluminação LED foi escolhida permitindo uma economia de 50%. Há também um sistema de recuperação de águas pluviais, para reutilização na jardinagem.