Por a 6 Agosto 2022

Olhando do exterior, a cúpula de 10 metros que coroa uma casa escalonada que se divide em três pisos deixa-nos curiosos. Mas a cúpula, rapidamente deixa de ser o elemento surpreendente quando descobrimos o interior. Há terraços, espaços de banho ao ar livre, uma divisão que pode ser o que quiser…curiosos? Venham daí.

Projeto: Idoia Otegui Arquitectura / Fotografias: Imagen Subliminal ( Miguel de Gúzman + Rocio Romero ) / via archdaily

No tradicional bairro de Chamberí – um imponente bairro residencial madrileno -, encontramos uma enorme cúpula de 10 metros de altura que coroa um pequeno espaço quadrado com dois terraços de ambos os lados, ligados ao piso principal no nível inferior. Trata-se de uma casa simétrica escalonada em 3 alturas, remodelada em 2019 pelo escritório Idoia Otegui Arquitectura.

O projeto de remodelação “foi abrangente”, pode ler-se na descrição do mesmo, e a organização espacial ficou assim: no piso térreo retangular, foram colocadas as divisões de uso mais público, como a  cozinha, a sala de jantar e a sala de estar, todos integrados. No mesmo piso, foi ainda criado um espaço que nos remete para um imaginário a Oriente, que por sua vez serve como espaço de trabalho e quarto de hóspedes.

Subindo ao andar de cima, o quarto principal e respetiva casa-de-banho, dão acesso, através de uma escada de sótão, “a um espaço de 10 metros de altura que tem o poder e beleza de ser inútil…”, explicam os arquitetos. Trata-se da pequena divisão que é coroada pela cúpula e que, dentro dos seus limites, pode ser o que quiser.

Neste piso existe ainda um espaço de banho pouco convencional, com apenas 1 metro de largura e 10 metros de comprimento, que, porém, inclui todas as funções que se pode desejar: uma zona de leitura decorado com uma escada embutida para aceder aos armários com 4 metros de altura; um lavatório embutido num nicho iluminado; um grande chuveiro/varanda com vista para o quarto e para a Serra de Madrid; uma porta de correr em vidro que permite tomar banho no interior ou, com a porta aberta, a olhar o terraço exterior virado a sul; um chuveiro ao ar livre e, finalmente, uma piscina ou banheira ao ar livre com água quente e uma área de solário para banhos de sol. 

No terraço norte foi implantada uma sala de jantar de verão, à sombra da cúpula, com uma cozinha ao ar livre totalmente equipada e uma grande mesa para convidar os amigos. 

No seu todo, a casa que é pouco convencional, consegue reunir todas as funções necessárias a uma confortável maneira de viver, adicionando ainda surpresa e divertimento ao dia-a-dia dos seus habitantes.

0
Would love your thoughts, please comment.x