Por a 10 Agosto 2022

Naquela que foi a sua estreia na CASACOR São Paulo 2022, Barbara Dundes criou uma instalação de 47 m2 que recria um ambiente dividido entre cozinha, sala, quarto, escritório e varanda, subordinado ao tema “Infinito Particular”. A tapeçaria na parede da sala, assinada por Alex Rocca, é uma das peças em destaque.

Projeto: Barbara Dundes / Fotografias: Denilson Machado

Dona de um traço que mistura diferentes revestimentos e detalhes contemporâneos valorizados sobre uma base neutra, Barbara Dundes estreou-se na CASACOR São Paulo 2022 com o “Estúdio Bereshí”, um ambiente de 47 m² dividido em cozinha, sala, quarto, escritório e varanda, e subordinado ao tema “Infinito Particular”.

Inspirada na tradução da palavra ‘Bereshí’ – um termo hebraico traduzido como “no princípio” – a arquiteta criou um verdadeiro refúgio baseado no conceito de voltar aos princípios individuais. 

Seguindo fielmente o significado da palavra “princípio”, todos os pavimentos e paredes principais foram revestidos de materiais naturais – o pavimento da entrada, por exemplo, é de pedra natural reaproveitada de uma pedreira. Cheio de cacos, o pavimento faz uma analogia à vida, aos seus contratempos e dificuldades, e representa os traumas que todos carregam, mas que são superados.

O projeto é dividido em duas partes, sendo que a primeira contempla uma área social que inclui uma sala de estar e cozinha. Neste ambiente, à entrada, o visitante é guiado por uma atmosfera aconchegante marcada pela preservação do teto numa técnica de arquitetura local. Já na pequena cozinha, os traços sem forma e os cantos arredondados marcam o espaço.  

Na segunda parte, Barbara projetou uma caixa de madeira que representa um casulo – um lugar que abraça a alma e traz conforto. O destaque vai para a cama, desenhada pela arquiteta, inspirada no Conjunto Nacional – um dos mais importantes marcos arquitectónicos da cidade, projectado há 63 anos pelo arquiteto David Libeskind -, e executada pela Odara. No teto, a presença de uma clarabóia é um convite para refletir, criando um verdadeiro momento de introspecção. De salientar que, Barbara escolheu minuciosamente artistas e peças para a sua instalação, como a tapeçaria na parede da sala, feita em parceria com Alex Rocca.

A mostra, que este ano celebra 35 anos de existência decorre até 11 de setembro sob o tema “Infinito Particular”.

0
Would love your thoughts, please comment.x