Por a 2 Agosto 2022

O coletivo brasileiro Atelier Branco projetou uma casa na praia, na paisagem ainda pouco explorada de São Miguel do Gostoso, onde o mar e a areia se fundem, e a paisagem a perder de vista inspirou uma construção sustentável.

No nordeste do Brasil, na orla de São Miguel do Gostoso, sustentado pelas coisas mais suaves: o vento e as nuvens, ergue-se a Casa Módico, um dos projetos recentes e característicos do Atelier Branco.

A influência da terra e a sua ligação ao vento desenvolveu no cliente e autor do projeto a vontade de imaginar uma resposta adequada às tradições arquitetónicas locais. Como tal, o edifício respeita a envolvente, no que toca à tecnologia da construção, é ecologicamente sustentável e é um ponto de referência na paisagem.

Observando o corte longitudinal surge a intenção de criar ventilação natural percorrendo todos os espaços da casa.

Com efeito, as separações entre os espaços comuns e os privados são definidas por uma composição de tijolos que cria um filtro que facilita a ventilação.

A leveza em viver estes espaços é marcada pelo ritmo da dança do ar, moldada pelo vento – a leveza sempre esteve associada à arte da dança.

No entanto, mesmo essa arte exuberante está muito ligada ao seu oposto, a disciplina. Dada a topografia do terreno, o troço determina a resolução do projeto, dois volumes semelhantes situados numa paisagem plana, um metro acima do nível do mar.

0
Would love your thoughts, please comment.x