Por a 20 Julho 2022

Uma relação plena entre espaços interiores e exterior e a convicção de que o projeto dialoga com as necessidades e expectativas da família que acolhe, são os pontos fortes deste apartamento em Lisboa. Isso, e um magnífico terraço. O projeto é assinado pelo escritório de Sidney Quintela.

Projeto: Sidney Quintela Architecture / Fotografia: Fernando Guerra FG + SG

Localizado em Lisboa e com cerca de 115 metros quadrados de área, o apartamento que mostramos hoje está inserido num edifício desenhado por Sidney Quintela, e o gabinete do arquiteto foi também o autor da intervenção e projeto de interiores levada a cabo nesta residência, que teve como principal objetivo criar um ambiente interior plenamente integrado com o terraço.

Originalmente, o apartamento tinha três quartos mas ainda antes da construção do edifício passaram a dois, para que fosse possível ampliar a área social e a suite principal.

Os materiais eleitos foram os de cariz natural – como a madeira -, e a paleta de cores escolhida foi neutra e sóbria, deixando que as cores vivas ficassem para as obras de arte.

A casa organiza-se partindo de uma ampla zona de estar, que está ligada à cozinha e ao terraço e que confere uma integração plena entre todos os ambientes de convívio. Contudo, houve uma preocupação ao nível das zonas mais reservadas da casa, como as suites.

Sobre o estilo e o conceito subjacente, Sidney Quintela conta-nos que se trata de “um estilo contemporâneo, porém com um conceito casual, onde todos os espaços são utilizados pelas pessoas sem restrições ou maiores preocupações”.

Já sobre os ambientes propostos, o arquiteto sublinha que possuem a mesma linguagem, mudando apenas o uso compatível a cada espaço, de forma a que a casa tenha a mesma atmosfera e um conceito integrado, nomeadamente entre os interiores e o exterior.

Sobre o projeto de iluminação, o arquiteto ressalva que o mesmo foi pensado para proporcionar uma luz mais dramática – com luzes quentes e focadas -, criando um ambiente de luz e sombra, que cria conforto visual ao mesmo tempo que ilumina as zonas necessárias à circulação e destaca as peças principais do projeto. Nas zonas de maior utilização e de trabalho, a iluminação escolhida foi mais homogénea e intensa.

A proposta para o mobiliário foi uma composição de peças de designers contemporâneos como a mesa Concorde (Poliform), cadeiras Seattle (Poliform), sofá Segno (Amura), aparador Aura (Treku), móvel de TV Aura (Treku), poltrona Celine (Jader Almeida) e mesa de centro Bigger (Poliform).

Para o terraço foram propostas a poltrona Shadowie Multired (Moroso), cadeira Victor 8Veraschin), mesa Big (Veraschin) e a composição de sofá Inout (Gervasoni).

Sidney Quintela destaca também que todos os ambientes possuem iluminação natural, bem como iluminação natural cruzada, possibilitando um baixo consumo de energia e proporcionando conforto térmico naturalmente.

Em suma, para o arquiteto o que torna esta projeto especial é o facto de o mesmo dialogar perfeitamente com o estilo de vida e as expetativas da família que acolhe, uma vez que todos os detalhes foram pensados e discutidos com o proprietário. Do conjunto, destaca-se a área composta pela sala de estar, de jantar, cozinha e terraço, pela integração conseguida entre os diferentes ambientes.

0
Would love your thoughts, please comment.x