Por a 24 Junho 2022

Um conjunto de soluções para economia de espaço combinadas com materiais leves e uma palete de cores quentes, definem este pequeno loft com 50 m2  em Amesterdão, que nos mostra que é possível ter condições de vida generosas num espaço pequeno.

Projeto: Studio Canisius + Eline Degenaar / Área: 50m2 / Ano: 2021 / Fotografias: Studio Canisius + Eline Degenaar / descrição enviada pelos autores do projeto, via archdaily

Localizado num antigo bloco habitacional em Spaarndammerbuurt, uma zona de Amesterdão famosa pela sua arquitetura ‘Amsterdamse School’, o apartamento originalmente era composto por uma sala de 40 m2 e uma arrecadação de 10 m2 no sótão, que era acessível através de uma escada comum. A área compreendia também uma pequena cozinha e uma casa-de-banho minúscula.

A primeira intervenção foi a de ligar a arrecadação ao apartamento através de um escada interior, transformando assim a mesma num quarto e migrando a arrumação para o coração do apartamento, inserida numa parede com armários a toda a altura do pé-direito. A caldeira, a máquina de lavar e os produtos de limpeza estão escondidos numa outra parede de armários no andar de cima.

Estes armários, nos quais as escadas estão integradas, definem a relação entre a sala de estar e a sala de jantar e funcionam como um elemento divisor de ambientes. Prateleiras abertas estão localizadas em ambas as extremidades da parede, com objetos expostos que dão personalidade aos espaços. 

O projeto criou também uma cozinha aberta e espaço para uma zona de escritório. Para não desperdiçar o espaço valioso no canto da cozinha em forma de L, a casa-de-banho estende-se nesta zona onde foi criada a área de chuveiro.

Com apenas 50 m2, este pequeno loft em Amsterdão reúne vários truques visuais que fazem com que o apartamento pareça maior do que realmente é e confere condições de vida generosas num espaço pequeno.

0
Would love your thoughts, please comment.x