Por a 13 Maio 2022

Projeto: Pílula Arquitetura / Fotografia: Luiza Schreier

Já diz o ditado que, “a necessidade aguça o engenho” e prova disso é este micro-apartamento de 20 m2 onde foi possível projetar uma habitação com todas as divisões que são consideradas padrão. Num estilo industrial e pontuado de cor, o apartamento consegue dar resposta a um estilo de vida atual e cumprir com as funções a que foi proposto.

Juliana, 20 anos, sonhava mudar-se para o Rio de Janeiro e estudar design de moda. O pai, deu-lhe de presente um micro apartamento de 20 m2, que originalmente estava em péssimo estado. Mostrando que a arquitetura e o design não têm limites e que a magia acontece, a equipa do gabinete Pílula Arquitetura agarrou o desafio e levou a cabo uma remodelação total que transformou o pequeno apartamento num loft urbano.

A ideia era a de um projeto de estilo industrial, mas que tivesse apontamentos de cor, muita personalidade e um frigorífico da marca Smeg cor-de-laranja! Naturalmente que, outro dos desejos de Juliana era o de que, pese embora o apartamento tivesse 20 m2, coubessem na área todos os espaços de um apartamento padrão, isto é, sala de estar, sala de jantar, escritório, cozinha, casa-de-banho e quarto. 

Para conseguirem o ambiente industrial, os arquitetos “descascaram” as paredes e as estruturas em betão para deixar as lajes e as vigas aparentes, revestiram duas paredes até meia altura com tijolo e pintaram algumas paredes de azul petróleo. “O painel rosa atrás da cama acrescentou o toque feminino que faltava ao espaço”, explicam. 

Para evitar que o micro-apartamento desse a sensação que era ainda mais pequeno por causa do uso da cor, algumas paredes foram revestidas com espelhos, o que, para além de conferir mais amplitude ao espaço, potenciou a presença de luz natural que vem das pequenas (e únicas) janelas do espaço.

0
Would love your thoughts, please comment.x