Por a 14 Abril 2022

Comecemos pelas medidas: 22 metros quadrados de área e um pé-direiro de, precisamente 3,30 metros de altura. Como acontece em tantas outras cidades por este mundo fora, também em Taipei o preço do metro quadrado obriga a soluções criativas. E esta é mais uma.

Projeto: A Little Design / Área: 22 m2 / Localização: Taipei / Fotografias: Hey! Cheese / descrição enviada pelos autores do projeto, via archdaily

Segundo os autores do projeto de remodelação deste apartamento – o gabinete Little Design -, a cliente concordou que o espaço é tão importante quanto a função, quando falamos de um apartamento que será morada permanente e onde se espera residir por muito tempo. Arquitetos e cliente decidiram em conjunto que, o espaço deve ser livre e o mobiliário principal deve ser disposto discretamente para garantir que, a experiência de habitar seja confortável a longo prazo.

Outro ponto importante foi o facto de a cliente viajar para fora do país frequentemente a trabalho e, no regresso, querer um banho quente e uma boa noite de sono. Por isso, para além de uma casa-de-banho completa, uma cozinha compacta também era  necessária, além da maior capacidade possível de arrumação para roupas e livros.

Outra das necessidades era a de que,  a sala de estar no espaço inferior pudesse ter um sofá e uma mesa de jantar. E, ainda , que houvesse um espaço vazio para a prática de exercício. “Ao entender as necessidades, decidimos aceitar a restrição de espaço e utiliza-lo da forma mais eficaz”, explicam os arquitetos.

Na casa-de-banho, o chuveiro foi substituído por uma banheira e a máquina de lavar roupa passou para a cozinha. O mobiliário fixo como os móveis da cozinha, o armário, e o roupeiro, foram presos à parede para aproveitar ao máximo a altura e evitar corredores. O armário está por baixo da estante devido à maior frequência de uso, mas uma parte desta última pode ser facilmente utilizada a partir do mezanino. Devido à altura, o mezanino não permite que as pessoas fiquem em pé, portanto os móveis utilizados neste espaço são para uso em posição sentada ou deitada, como a cama e a mesa de trabalho.

A parede de baixo contém uma televisão e dois armários ocultos para guardar sapatos. Há também duas mesas de madeira junto à parede da sala de estar, que podem formar uma longa mesa, otimizando o espaço da sala e que podem ser combinadas na outra direção formando uma mesa de jantar. Assim, o espaço vazio torna-se mais flexível para diferentes necessidades, e faz com que o pequeno apartamento seja menos apertado.

O apartamento recebe luz e ventilação natural e as principais cores utilizadas são o branco e a cor do carvalho, que fazem com que o espaço seja mais claro e amplo. Todo o equipamento e os acessórios foram empilhados de acordo com os limites, mas não podem ser diminuídos em tamanho.

0
Would love your thoughts, please comment.x