Por a 17 Maio 2022

Alejandro Rangel Hidalgo foi determinante para estabelecer o padrão na arte e artesanato de Colima, México. O artista morou durante muitos anos na fazenda Nogueras, anteriormente utilizada para a produção de açúcar e património adquirido pela sua família na década de 1940.

Projeto: Di Frenna Arquitectos; Fotografia: Lorena Darquea; Data: 2021; Lugar; Nogueras, Comala, Colima; segundo a memória descritiva

Alejandro Rangel Hidalgo estabeleceu o padrão na arte e artesanato de Colima. O artista morou durante muitos anos na fazenda Nogueras, anteriormente utilizada para a produção de açúcar e património adquirido pela sua família na década de 1940.

O projeto Espacio Kaab presta homenagem a este local e ao impacto do próprio artesanato. O conceito vai desde direcionar os olhares para o imóvel como gesto poético de orgulho ‘colimote’ até resgatar técnicas e materiais anteriormente utilizados neste conjunto.

O ambiente no chão a todos encanta ao se tornar um momento mágico, uma pausa que é enriquecida com vegetação seca e árida, catos, pedras e terra que nos fazem sentir numa bolha que abraça e contrasta com o restante da paleta floral colorida do local.

Percorrer a área significa entrar num ecossistema único. Árvores de primavera, parotas, tamarindos e uma vista magnífica do rio La Barragana acompanham o olhar para sentir o clima sub-húmido característico enquanto se explora a fazenda Nogueras com a sua capela e chacuaco originais e distintos.

O conceito principal foi gerar espaços onde o limite entre o exterior e o interior se esbate, onde as gamas e cores do contexto se integram nas nuances do edifício, onde os habitantes podem andar descalços através da seleção premeditada dos mesmos chão de pedra, sem distinguir entre estar dentro ou fora e deliciar-se com a fenomenologia que a materialidade desperta nos seus cinco sentidos.

Procure a perceção da casa como um volume que é extrudado da terra, mantendo tons crus, impercetíveis, que respeitam a terra deu origem à seleção de materiais originários de Comala.

Paredes de taipa, que utilizam a antiga técnica de terra compactada, são acentos que conferem aos espaços o caráter específico do projeto.

Optar pela pedra de palmeira e do rio, tetos de caniço, e implementar a ferraria nos elementos necessários são um ato de ligação que transcende a terra e o artesanato promovido por Rangel; acoplamento a novas técnicas e soluções estruturais inovadoras.

Consequentemente, aludindo ao artesão, a experiência de viver nesta casa é enriquecida pela honestidade do estado natural dos materiais.

As principais premissas do projeto foram constantes em todas as suas etapas de evolução, e desta forma foram levadas a cada recanto, a cada elemento desde a distribuição e colocação dos volumes até o design de interiores que vestiu para dar o toque final ao casa.

Móveis que gratificam texturas e cheiros usando pedras e madeiras em seu estado de pureza mais próximo, acompanhados de iluminação indireta e perfeitamente realçada, insistem na identidade que distingue o vizinho mais recente da fazenda Nogueras.

0
Would love your thoughts, please comment.x