Por a 21 Abril 2022

Caminhar por entre as nuvens. Quem nunca sonhou com a sensação que poderá ser? Esta casa na Índia partiu desse pressuposto, e levou-o avante materializando-o num espaço para habitar.

Projeto: Wallmakers / Localização: Índia / Ano: 2021 / Área: 178 m2 / Fotografias: Syam Sreesylam / descrição enviada pelos autores do projeto, via archdaily

No topo de uma montanha em Peeremedu, na Índia, “The Ledge” é uma casa que foi concebida com base numa sequência de sonhos. O desejo que leva alguém a caminhar até a beira de uma montanha ou um capricho infantil de saltar do topo de um penhasco, podem ser atribuídos à vontade humana de caminhar entre nuvens, mesmo depois de a montanha acabar. À luz destas ideias, o volume que compreende a casa, foi projetada como um fragmento que se parece com uma extensão da montanha no ar.

Camufladas na paisagem natural, a cobertura e as paredes exteriores são feitas de estacas de madeira tratadas, de uma das espécies da família das Casuarinas – árvores de rápido crescimento cuja madeira é considerada resíduo e utilizada apenas para andaimes e vedações. Nesta casa, a madeira foi utilizada com ferrocimento de grande envergadura, e a cobertura é ainda sustentada com a ajuda de árvores da mesma espécie plantadas no início da construção no pátio central.

A descoberta de grandes quantidades de pequenas pedras soltas durante o processo de escavação das fundações, levou a uma decisão de última hora na construção da parede de SHOBRI (Shuttered Debris Wall). As pedras encontradas acabaram por ser utilizadas nas paredes, inseridas na mistura de detritos.

Devido à localização, num clima montanhoso, a maioria das aberturas foram projetadas em vidro para reter o calor e possibilitar desfrutar das maravilhosas vistas sobre o vale. De salientar ainda que, o pavimento da casa foi feito com pedaços de madeira cortada.

jjj

Estar entre a montanha e as nuvens foi o ponto de partida para esta casa incrível, que atesta como é possível ter o melhor de dois mundos.

0
Would love your thoughts, please comment.x