Por a 26 Abril 2022

Um refúgio de paz dentro de casa, pensado numa estética que bebe inspiração no Japão mas também na Escandinávia, é uma das propostas que a CasaCor Rio 2022 terá expostas a partir do próximo dia 27 de abril. O projeto de transformação é assinado pelo gabinete UP3 Arquitetura.

Projeto: UP3 Arquitetura / Fotografias: Denilson Machado, MCA Estudio

Um refúgio de paz dentro de casa, perfeito para esquecer a vida agitada do dia-a-dia, e pensado numa estética que bebe inspiração no Japão mas também na Escandinávia. Esta é a proposta do gabinete UP3 Arquitetura para uma varanda localizada no segundo andar da casa principal da CasaCor Rio 2022.

A generosa varanda, com 40 m2, foi transformada num SPA, com zona de estar de um lado e um deck com uma banheira de imersão do outro.

“Para além da tradicional função de contemplação e convívio, a varanda foi transformada numa zona de descompressão total. Para reforçar o ambiente relaxante, mergulhámos numa estética que mistura a elegância tradicional japonesa com o conforto escandinavo”, explica um dos arquitetos responsáveis pelo projeto. “Pese embora o Japão e a Escandinávia estejam em lados opostos do mundo, têm muito em comum na simplicidade da decoração e no estilo discreto e minimalista”, acrescenta.

Nesse sentido, a paleta de cores assenta em tons claros e terrosos e a decoração aposta em ambientes fluídos e num design orgânico, que explora materiais que remetem para a natureza, como a pedra, a madeira, a argila, o algodão, outras fibras naturais e água.

Segundo os autores do projeto, outro elemento de destaque “é o teto de muxarabi – uma espécie de treliça inspirada na arquitetura árabe, feita com madeira, que neste caso foi reaproveitada de um edifício demolido -, e que criou um efeito único de luz e sombra na varanda, que por sua vez, reforçou a sensação de bem-estar”.

Na imagem à direita, uma fotografia dos arquitetos autores do projeto

A partir do próximo dia 27 de Abril e até 26 de Junho de 2022, muitas serão as ideias e as propostas que a CasaCor Rio 2022 terá expostas, em mais um evento que reúne profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo.

0
Would love your thoughts, please comment.x