Por a 19 Abril 2022

O projeto vem da Cidade do México, mas as ideias que o colocaram de pé são globais e transversais a geografias, por isso, pegue na caneta e num papel e comece a traçar o seu espaço de convívio e introspecção no terraço.

Projeto: Marc Pascal / Área: 84 m2 / Localização: Cidade do México / Ano: 2020 / Fotografias: Camila Cossio e Maureen Evans / descrição enviada pelo escritório de arquitetura, via archdaily

A ideia era a de criar um espaço de convivência e introspeção, complementando um apartamento, localizado no último piso de um edifício residencial na Cidade do México.

O gabinete do arquiteto Marc Pascal desenhou a proposta definida por dois blocos. O primeiro, dá continuidade ao acesso através de uma sequência de paredes que lhe conferem privacidade e uma escala diferente, e que são revestidas com uma mistura de tintas e pigmentos para conseguir um acabamento “enferrujado”, como se se tratasse de uma ruína urbana.

Para ajudar na criação deste ambiente, foram integrados elementos e acabamentos que resistem às intempéries e envelhecessem bem, de forma a conferir caráter à materialidade com o passar do tempo.

No fim deste espaço em forma de corredor, que foi desenhado em betão mas é  intercalado por uma vasta vegetação, descobre-se o segundo bloco, que aparece como uma sala, definida por uma estrutura metálica modular que se destaca pela cobertura em madeira carbonizada.

Debaixo deste elemento, foi criado um espaço atemporal e versátil com diferentes utilizações – ele pode ser um jardim contemplativo, um espaço de trabalho ou espaço de reuniões -, realçadas pela integração de elementos desenhados pelo escritório, como os móveis em betão ou a lareira suspensa em aço. O espaço é complementado com elementos artísticos e decorativos selecionados em conjunto com o cliente, e que parecem apropriar-se do lugar.

No fundo desta sala, existe uma parede cuja pigmentação degradada confere uma certa frescura à paleta de tons terrosos. E de um dos lados, os pilares que sustentam a estrutura criam molduras visuais para o emblemático horizonte da Cidade do México.

0
Would love your thoughts, please comment.x