Por a 8 Março 2022

Este espaço é uma metáfora para uma mudança de perspetiva. Uma mudança na vida de uma mulher, do barulho e da velocidade da vida quotidiana para algo simples, mas completo e profundo, como um copo de bom vinho tinto. Depois da reforma, espaço fico livre, mais amplo, separado apenas por paredes de vidro e um sistema de guarda-roupa oculto.


Localidade: Kiev, Ucrânia; Arquitetos: Iya Turabelidze studio; Área: 70 m²; Data: 2018; Fotografia: Mikhail Loskutov; Fabricantes e marcas: &Tradition, GUBI, TOPCRET, Aromas del campo, Massimo Copenhagen, Menu, Bolia; segundo a memória descritiva dos arquitetos

“Queríamos ganhar o máximo de espaço livre possível e não sobrecarregá-lo com paredes, construções ou móveis. Este apartamento é feito para uma mulher, que está habituada a estar no meio das atenções de todos, sabe lidar com isso, assim como gosta de ficar sozinha.

Criámos um espaço onde se pode relaxar, sozinho, e festejar com um grupo de amigos que nunca dormem. Descartámos o antigo planeamento funcional e criámos um espaço livre, separado apenas por paredes de vidro e um sistema de guarda-roupa oculto.

As portas escondidas, os rodapés nas paredes brancas são importantes elementos, e funcionam como ajudantes para preencher um espaço maior.

As grandes janelas panorâmicas oferecem uma visão das colinas verdes de Kiev e, como um contraste com a intensidade externa das cores verdes, toda a paleta de cores no interior é suave e feminina.

Neste apartamento, todos os materiais também servem um propósito comum: o de ganhar mais espaço. As paredes foram pintadas de branco, exceto na área da cozinha e do corredor, onde usámos microcimento para tornar a superfície mais prática.

Usámos a mesma cobertura no piso da casa-de-banho. O WC de hóspedes é decorado com peças de mármore e o principal é decorado com azulejos de Portugal.

A proprietária do apartamento é uma grande entusiasta e amante do vinho, por isso usamos uma paleta de cores de vinho, do Rosé ao Bordéus, também visíveis nas cores da cadeira da Gubi, nos móveis da cozinha e no WC principal. No que toca aos móveis podem ser divididos em 2 grupos: Móveis escandinavos (cadeiras Gubi, sofá Bolia, mesas da Menu); e móveis feitos sob medida na Ucrânia (cama, banco do corredor, com design personalizado, mesa de jantar mesa, igualmente com design personalizado).

0
Would love your thoughts, please comment.x