Por a 8 Março 2022

A guerra instala-se no coração da Europa e com ela o nosso repúdio, e o do mundo, que condena a ameaça à liberdade, ao bem-estar e à vida de tantos seres humanos. No meio desta guerra absurda, destacamos alguns coletivos de arquitetura e de design da Ucrânia, homenageando a sua criatividade e know-how. Relembrando a importância da união, da construção e da partilha. Ao invés da destruição e do totalitarismo.

Por todo o mundo, cresce a solidariedade para com a Ucrânia. São várias as empresas que romperam as suas relações com a Rússia, incluindo a Apple, a Samsung e a Ikea, suspendendo todas as suas atividades na Rússia e na Bielorrússia. Importantes coletivos de arquitetura como UNStudio, David Chipperfield e Zaha Hadid Architects seguiram os passos, interrompendo as obras em andamento na Rússia. O mundo observa consternado o que se passa e por aqui decidimos revelar alguns dos trabalhos de estúdios de design e de arquitetura, de criativos ucranianos que, ao longo dos anos, têm vindo a desenvolver um trabalho digno de nota, premiados e publicados nas principais títulos da especialidade no mundo inteiro.

NOOM

É uma empresa de design jovem e em rápido crescimento da Ucrânia que produz iluminação, decoração e acessórios para casa. NOOM foi fundada em 2017 pela designer industrial Kateryna Sokolova e pelo designer e empresário Arkady Vartanov, que soma 10 anos de experiência em produção, com oficina própria: Postformula Craft. Kateryna Sokolova é uma designer de renome internacional (ver em baixo) que colabora com marcas mundialmente famosas como Ligne Roset, Forestier, Jarre Technologies, Bolia, entre outras.

Cadeira Gropius CS1 by NOOM

A maioria dos produtos são feitos de metal, combinando-se tecnologias de fabrico tradicionais e modernas. Cada peça envolve um trabalho manual cuidadoso dos artesãos com os quais colabora e todos os produtos são feitos na oficina do atelier, na Ucrânia, o que permite supervisionar todo o processo de produção e atender a cada detalhe.

Yakusha Design

Yakusha Design é um estúdio multidisciplinar fundado pela arquiteta ucraniana Victoria Yakusha em 2006. O estúdio trabalha nas áreas de arquitetura, interiores, direção criativa e design de produto: FAINA. O design ‘vivo’ é a filosofia e a abordagem de assinatura do estúdio. Espaços minimalistas, mas sensuais, começam com liberdade – interior e exterior.

Istetyka, 2021, Kiev / Fotografia de Evheniy Avramenko

AIR, 2020, Portugal – Neste projeto pretende-se criar a sensação de improbabilidade de tal arquitetura. “Do ponto de vista do equilíbrio, o volume é montado numa parede vertical, que não apenas fica sobre uma rocha, mas também fica em frente a ela. Ostentar o elemento central ocupa pouco espaço interno, ao mesmo tempo inclui a maioria das comunicações de engenharia e maximiza a visão do lado de fora da janela. O layout interior é livre para que nada interfira na vista. As zonas funcionais fluem umas para as outras, mas não se contradizem. Estilisticamente, há uma combinação de estilo geométrico moderno: linhas retas, formas arredondadas de sofás, lâmpadas redondas, étnicas: palha, toras grosseiramente processadas, decoração, um pouco de asiático: cadeiras de jantar baixas, um tapete. A privacidade do banheiro foi preservada — foi usado um vidro especial com ajuste de transparência.

FAINA é uma marca de móveis, iluminação e decoração – parte do Yakusha Design Studio. Fundada em 2014 como reflexo das fortes mudanças sócioculturais na Ucrânia, FAINA encontra as suas raízes na herança cultural do país e representa o moderno design ucraniano. A coleção FAINA é lançada duas vezes por ano – durante os solstícios de inverno e verão, dias de renovação natural.

Em 2018, a marca lançou um projeto único — “Land inspires” com o objetivo de chamar a atenção para a rica herança cultural da Ucrânia. Em 2019, o Yakusha Design foi selecionado entre os 5 melhores coletivos do mundo pelo Dezeen Awards, e a fundadora do estúdio, Victoria Yakusha, ganhou o título de designer do ano — ELLE Decoration Design Award. Em 2019, o Yakusha Design abriu o showroom da FAINA na Bélgica, em Bruxelas. O estúdio trabalha internacionalmente em projetos privados e comerciais com foco no design vivo e numa abordagem sustentável.

Synchrodogs

Vencedores do Feature Shoot 2019, finalistas do LensCulture 2019 e nomeados Vogue Italy Best Fine Art photographer em 2016, a dupla artística Roman Noven e Tania Shcheglova trabalha em conjunto desde 2008. Crus, oníricos e psicadélicos, os Synchrodogs criam imagens com um bonito desrespeito pelo comum. Ultrapassando limites e desafiando convenções, as suas imagens mergulham num estranho limbo entre devaneio e realismo para abrir os nossos olhos para um mundo de perplexidade e pensamento livre, onde vale tudo.

Em cima, imagens do projeto ANIMALISM, NATURALISM, ou a tentativa em ter e preservar em mente todos os instintos básicos que surgem, alcançando o sentido bruto de si mesmo e a relação íntima com o ambiente e a natureza circundantes.

Marni para a ODDA magazine

Balbek Bureau

O estúdio global de arquitetura e design de interiores, fundado pelo arquiteto ucraniano Slava Balbek, soma uma experiência de 13 anos na projeção de instalações comerciais, corporativas e residenciais sob medida, preocupando-se com a construção de uma comunidade de espaços socialmente sustentáveis. Conforto, inovação e funcionalidade são as forças motrizes por trás de cada projeto de arquitetura e design de interiores realiado.

BURSA, Kiev, membro do Design Hotels

O projeto Bursa, que engloba uma galeria de arte não comercial, um hotel de 4 andares com 33 quartos de vários tamanhos, o restaurante Beliy Shum no piso térreo e um bar que se abre para o terraço da cobertura, é descrito da seguine forma pela equipa: “Não é apenas um hotel ou um restaurante, não é um bar ou uma galeria de arte. É tudo isso, um complexo hoteleiro sob medida instalado confortavelmente numa mistura de edifícios centenários no centro histórico e cultural de Kiev”.

Com experiência em design numa ampla gama de indústrias, o Balbek Bureau reinventa a abordagem tradicional para projetar espaços, focando-se na inovação, exclusividade e desempenho eficaz. O seu trabalho recebeu vários prémios internacionais e está publicado em numersas edições de referência em todo o mundo.

Emil Dervish

O arquiteto Emil Dervish é pródigo na forma como lê e interpreta os edifícios da sua cidade, Kiev, ocupando-se de algumas renovações e trabalhos de restaurato dignos de nota. A revista Monocle entrevistou o arquiteto recentemente, onde ele comenta os acontecimentos na Ucrânia. Para ouvir no áudio, em baixo.

REITARSKA Kiev, Ucrânia, 2019 / Fotografia de Mikhail Loskutov

É dele o projeto de um apartamento para um amigo, diretor de cinema, que aqui publicámos, onde o trabalho de recuperação e restauro, notáveis, são um bom exemplo da sua capacidade criativa. As fotografias são de outro artista ucraniano, Mikhail Loskutov, que à Urbana deixou a seguinte mensagem: “Estamos cheios de esperança e rezamos para que haja prudência política”.

Yodezeen

O estúdio fundado por Artem Zverev e Artur Sharf, nomeados para vários prémios e com honras de capa em muitos títulos internacionais, é conhecido pela sua abordagem integrativa, fruto da experiência num amplo espetro de tipos de projetos, produzindo arquitetura e projetos de interiores evocativos e conceptualmente claros. YoDezeen aposta em desenvolver soluções individuais e esteticamente impressionantes, tem clientes espalhados por todo o mundo, criando ambientes que mesclam várias épocas, com um design sólido mesmo quando os espaços são pequenos.

Nestas imagens, um apartamento de 343m² em Kiev, desenhado para um amante da Cultura, que desejava um interior impecável que refletisse plenamente os seus gostos.

“A nossa tarefa consistu em prestar homenagem à arquitetura do interior em todos os seus magníficos detalhes e preservar a integridade de todo o espaço vital ao mesmo tempo. Fomos desafiados a incorporar todos aqueles princípios que adoramos, por fora, por dentro, sem descuidar do conforto”.

Olga Fradina

Designer de interiores, ceramista, artista gráfica, Olga Fradina assina projetos de interiores há mais de vinte anos, sejam casas ou apartamentos, misturando elementos de diferentes estilos para interiores com um caráter intemporal, combinando detalhes de diferentes épocas e culturas.

Materiais e texturas vivas, e principalmente cores naturais, integram parte das suas preferências, porque Olga acredita que a melhor forma de criar um interior verdadeiramente “vivo” é gerar um design orientado para a personalidade. Nos seus projetos, são observadas amiúde inovações técnicas, engenharia avançada, novos materiais, e tudo isso é combinado com elementos do artesanato tradicional, peças vintage e arte moderna. Entre os seus clientes estão colecionadores de arte contemporânea.

Duna, Kiev – Yevhenii Avramenko (fotografia)

Kateryna Sokolova

A designer industrial ucraniana (1984) é cofundadora e diretora criativa da marca NOOM e do estúdio de design SOKOLOVA, especialista em várias disciplinas, do design de móveis e iluminação, a hardware, eletrónica ou meio ambiente. Kateryna formou-se na State Academy of Design and Arts de Kharkiv, estagiou na German Design University “Burg Giebichenstein Kunsthochschule Halle” e é mestre em Desenho Industrial.
É dela a Capsule, coleção inspirada num casulo que garante segurança, conforto e inovação, desenhada para a Casala e merecedora de um German Design Award 2020.

Desenhado para grandes espaços de escritório, Capsule é uma peça elegante, que garante privacidade sem ser completamente isolado do ambiente send possível. por exemplo, fazer um telefone ou ler sem ser incomodado. Uma vantagem adicional é que Capsule absorve o ruído ambiente, o que beneficia a acústica do espaço.

CAPSULE para a Casala
0
Would love your thoughts, please comment.x