Por a 16 Março 2022

Belíssimo projeto de arquitetura por Adam Richards Architects, construída para o próprio e a sua família, e está nomeada para um EU Mies Award 2022 – European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies van der Rohe Award.

Por Adam Richards Architects
Segundo a memória descritiva

A quinta Nithurst, no Sussex, Reino Unido, foi concluída em 2019 e é uma casa de família para o arquiteto e sua a família, em pleno South Downs National Park. A casa foi construída em cimento estrutural e está envelopada numa espessa pele de tijolos.

As aberturas das janelas de tijolos em arco dão uma certa “cadência” às longas elevações laterais. As costas desses arcos são visíveis de dentro da casa, diferenciando as camadas internas e externas. Em contraste, o alçado sul eleva-se para formar uma torre de 3 pisos, expressa em grelha.

A planta do piso térreo é composta por dois espaços principais, com seis torres internas de cimento, cada uma contendo uma sala secundária, caso do vestiário, escritório e despensa.

O espaço principal reúne uma cozinha com pé direito de 4,5 metros de altura, sala de jantar e sala de família. É afilado no eixo N-S, criando uma falsa perspetiva que aumenta a sensação de uma viagem para a sala de estar principal, o principal espaço da casa dentro da torre.

Uma passagem escura e labiríntica conduz à sala de estar cheia de luz, exagerando o seu impacto. Internamente, as paredes e tetos de cimento estrutural exposto foram deixados deliberadamente ásperos.

A casa parece, simultaneamente, antiga e contemporânea – os seus materiais pesados ​​e táteis falam com os dos edifícios da propriedade em redor, mas por outro lado, a abstração da sua forma escalonada sugere uma escultura minimalista.

O caráter deste espaço é informado por desenhos renascentistas e pelo plano de Palladio para a Villa Barbaro. Com influências que vão de Vanbrugh a Tarkovsky, o design tem múltiplas camadas de referência e associação, cada uma informando o todo, aumentando o seu significado, ao mesmo tempo em que cria um belo lugar para se viver.

0
Would love your thoughts, please comment.x