Apesar das dificuldades encontradas no processo de construção, a ideia materializou-se e nasceu uma nova tipologia urbana de habitação e espaço de trabalho com a função adicional de ser um local de exposição.
Arquitetura: Yerce Architecture & ZAAS / Localização: Konak, Turquia / Fotografia: Emin Emrah Yerce
Num mundo onde o uso criativo e eficiente do espaço se tornou uma necessidade, projetos que conseguem reunir diversas funções são cada vez mais procurados.
Esta casa-estúdio na Turquia é o exemplo de como um apartamento duplex inserido num edifício de 5 andares, pode tornar-se num ambiente multifuncional, que acolhe um espaço de trabalho, um estúdio de fotografia e um espaço residencial.
O cliente – um conhecido fotógrafo e artista – , trabalhou em estreita colaboração com os arquitetos do gabinete Yerce Architecture & ZAAS, na conceção e criação de uma casa que, ele queria que fosse mais do que apenas um lugar para morar e trabalhar.
Nesse sentido, o apartamento contempla também uma zona para exposições integrada no espaço do atelier. O que permite que, para além do proprietário, outros talentos locais possam expor o seu trabalho fotográfico e este espaço expositivo se assuma como um lugar alternativo para mostras no centro da cidade, onde as galerias de arte não são abundantes.
A entrada na casa-estúdio faz-se por uma área ampla, aberta e com duplo pé-direito que vai dar diretamente ao estúdio de fotografia e ao espaço de exposição. No mesmo piso foi criada uma casa-de-banho social, com um teto em forma de abóbada e revestido a material reflectivo – como se entrássemos num espaço futurista, que também serve como cenário fotográfico.
Uma escada escultural e desenhada sem guarda-corpo – para realçar o dinamismo e o ritmo da circulação no interior do espaço -, liga o piso térreo ao piso superior.
Enquanto o piso térreo foi projetado para atender às necessidades de um estúdio fotográfico e um espaço de exposição, o piso superior foi planeado para acolher escritório, zonas de descanso privadas e uma zona social de estar, com cozinha integrada, que reflete o estilo de vida do proprietário, que adora cozinhar para os seus convidados. Ao lado da cozinha, uma outra zona convida a relaxar junto à lareira e a desfrutar das vistas panorâmicas para a vegetação no exterior.
O piso superior foi também desenhado para servir como espaço adicional para sessões de fotografia, pois um dos objetivos do projeto, era maximizar o espaço para trabalhos fotográficos.
O resultado, como já referido anteriormente, foi a criação de um loft que atende a múltiplas funções, entrelaçadas entre si, sob o teto de um estúdio fotográfico, explica Nail Egemen Yerce, fundador da Yerce Architecture, salientando a permeabilidade entre os diferentes espaços e funções.
Apesar das dificuldades encontradas no processo de construção, nomeadamente em termos de tempo e orçamento, a ideia materializou-se e nasceu uma nova tipologia urbana de habitação e espaço de trabalho com a função adicional de ser um local de exposição. Segundo os arquitetos é o que se chama de “magia arquitetónica”.
Fotografias do Antes e Depois