Por a 8 Fevereiro 2022

Na região de Baix Empordà na Catalunha, um edifício de caráter industrial que em tempos pertencia a uma fábrica de chocolate, foi transformado numa casa para uma única família. O projeto manteve as características originais, a pedido dos proprietários, e introduziu soluções e detalhes para permitir um uso com privacidade e autonomia.

Arquitetura: Anna & Eugeni Bach / Fotografias: Eugeni Bach / descrição enviada pelos autores do projeto, via archdaily

No coração da pequena cidade de La Bisbal, localizada na região de Baix Empordà na Catalunha, uma região datada do final do século XIX, um antigo edifício que pertencia a uma fábrica de chocolate tornou-se numa casa unifamiliar. O edifício com paredes de pedra e três pisos – térreo, primeiro andar e cobertura acessível -, tinha ainda uma tipologia singular, que o projeto de conversão manteve.

Anna & Eugeni Bach converteram o espaço industrial numa casa com um escritório, para uma família que valoriza o caráter original do edifício. Nesse sentido, o projeto propôs uma solução que permitia aproveitar os espaços originais, introduzindo apenas pequenas modificações e soluções.

A escada original foi conservada e foi proposta uma outra, nova, no outro extremo do edifício, permitindo um uso múltiplo e flexível tanto dos espaços comuns, como  dos privados, o que faz com que os diferentes membros da família possam desfrutar da casa com privacidade e autonomia. 

Considerando o clima mediterrâneo da região, os arquitetos optaram por adequar os espaços externos ao novo uso, com uma pequena piscina no centro do pátio, a partir da qual se organizam os espaços de estar no piso térreo, tal como a sala de estar, cozinha e sala de jantar.

No primeiro piso existe ainda um terraço, para o qual foi proposta uma nova escada, que tanto permite uma flexibilidade de usos no interior, como causa impacto visual nos espaços exteriores. 

0
Would love your thoughts, please comment.x