Por a 21 Dezembro 2021

Em tons pastel que lembram um bonito “cotton candy sky”, o projeto de remodelação desta casa localizada no Porto, foi da autoria do gabinete Fala Atelier.

Arquitetura: Fala Atelier / Fotografia: Ricardo Loureiro / Descrição enviada pelos autores do projeto

Localizada no Porto, a Casa nas Fontaínhas é uma habitação com 255 metros quadrados, estando o seu projeto estruturado em estruturas espaciais antagônicas sobrepostas.

O piso térreo é concebido como um espaço ininterrupto definido por uma parede curva livre. Contempla uma sala com apenas um canto e duas superfícies brancas contínuas que se abrem para o jardim vívido.

Por outro lado, o primeiro andar é uma composição de quartos intrincados e colisões rítmicas de diferentes geometrias, uma sequência de espaços irregulares. A complexidade é introduzida para receber todos os programas necessários, adaptando-se ao estreito perímetro do local. Um conjunto de vigas de madeira, igualmente distantes, sustentam o telhado e causam intersecções inconvenientes.

Em contraste com as ordens espaciais opostas, a materialidade mantém a casa unida. Paredes brancas fluidas estão presas entre pisos de madeira em riscas e tetos em azul claro, interrompidas de vez em quando por portas lisas em azul, toques de mármore ou uma cozinha na cor rosa.

0
Would love your thoughts, please comment.x