Por a 16 Novembro 2021

Fotografias: Alexander Bogorodskiy

Localizada em Penafiel, esta é uma casa de dicotomias. Uma casa térrea, mas que que confronta com uma envolvente edificada de 3 pisos; Uma fachada principal virada a norte e para uma rua movimentada; Proprietários que recebem amigos regularmente, mas que necessitam de silêncio nos quartos dos filhos.

O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Pedro Miguel Santos e partiu destas premissas e do exterior para o interior.

A casa organiza-se numa planta em formato de U, desta forma é criado um pátio exterior para onde estão orientados os quartos, que são assim afastados e protegidos das áreas sociais, assim como do edificado envolvente.

A sala orienta-se para sudoeste de forma a aproveitar a luz natural até às últimas horas do dia e também as vistas para o grande jardim aí presente. Por último, a garagem e entrada automóvel posicionam-se a poente, libertando as restantes fachadas para a envolvente sem edificado.

A casa utiliza os materiais mais comuns na construção no norte de Portugal: paredes de alvenaria e estrutura de betão. A última que tradicionalmente é ocultada no interior das paredes, é totalmente revelada no interior de forma a ser incluída na composição visual e material dos espaços.

O elevado pé-direito, que varia conforme o programa e que é ampliado para aguentar a vida social da casa, é visualmente quebrado pela estrutura de betão armado que separa duas cores distintas nas paredes.

A casa é partida em dois patamares separados por dois degraus: espaço de jantar / cozinha na parte baixa, e espaço de estar / quartos na parte alta. Uma janela presente sobre a totalidade do comprimento do balcão da cozinha, revela esta relação de alturas entre interior e exterior, mostrando o jardim do pátio exterior exatamente ao nível do tampo do balcão.

0
Would love your thoughts, please comment.x