Por a 23 Novembro 2021

Localizada na Comporta, esta é uma casa inspirada no Cais Palafítico da Carrasqueira, composta por sete volumes de madeira unidos por um passadiço.

Arquitetura: Almeida Fernandes Arquitectura e Design / Fotografia: Francisco Nogueira /segundo a memória descritiva enviada pelos autores do projeto

Esta casa de praia, localizada na Comporta, foi inspirada na arquitetura tradicional da zona, mais precisamente no Cais Palafítico da Carrasqueira – uma estrutura de pilares e vigas de madeira que suporta um passadiço que dá acesso a pequenas construções de um lado e do outro, onde os pescadores guardam os seus utensílios de pesca.

A casa é implantada sobre areia e elevada sobre o solo através de estacaria de madeira. É composta por sete volumes de madeira, dispostos de ambos os lados do passadiço que os une. A casa é vivida tanto nos espaços dos volumes, como no espaço criado entre eles, criando um diálogo fluido entre construção e vazio, interior e exterior, luz e sombra.

Cada volume corresponde a uma divisão específica, interligados por um elemento mais leve e transparente que faz a comunicação entre todos os espaços, e que se prolonga no limite sul da casa para criar um espaço coberto no exterior.

A casa implanta-se assim em três cotas distintas, de forma a acompanhar o declive existente. A posição dos diferentes volumes, bem como o ângulo com que se relacionam, tem em vista a maximização da luz solar nos diferentes espaços.

O acabamento a madeira maciça pelo exterior tem expressão também no interior, de forma a proporcionar uma leitura dos diferentes volumes que a compõem. As faces interiores de cada volume são acabadas a gesso cartonado pintado. Esta opção permitirá diferenciar os ambientes de cada espaço. A betonilha afagada foi o acabamento utilizado para o pavimento no interior de cada volume, colocada por cima de lajes em madeira, compostas por painéis em MDF hidrófugo assentes sobre longarinas em madeira maciça amarradas à estacaria.  

O espaço de circulação entre volumes é acabado a madeira maciça de pinho aparente no pavimento e teto, mimetizando assim o Cais Palafítico que serviu de inspiração para a casa.

0
Would love your thoughts, please comment.x