Por a 18 Novembro 2021

Nasce debruçada sobre o vale e socalca o jardim.  O projeto assinado pela Contaminar Arquitetos volta a surpreender com uma moradia unifamiliar integrada na paisagem.

Fotografia: Fernando Guerra – FG+ SG

Situada num terreno acentuado e rodeado de oliveiras surge a tímida e bucólica Casa Tojal, projetada pela Contaminar Arquitetos.

Entre os maiores desafios e requisitos que nortearam este projeto esteve a questão da orientação solar, pelo enquadramento da melhor vista (Norte/Poente) e por uma preocupação com a rotina do casal numa lógica de acessos diferenciados, ausência de obstáculos e fluidez de circulação.

A moradia está edificada num só piso em forma de “L”, com uma entrada que separa os dois volumes em betão: um emerge do terreno e alberga a garagem e zonas técnicas, e outro, perpendicular, ocupa a largura total do lote permitindo uma continuidade do desenrolar da colina.

A circulação é feita por dois corredores paralelos que se estendem a todo o comprimento da casa. Um corredor exterior que é o alpendre na fachada sul e outro interior que espelha e acompanha o alpendre da fachada envidraçada.

A moradia foi projetada de forma a uniformizar o balanço entre sol, vistas, privacidade e ócio em todas as áreas da casa. As amplas áreas sociais, a cozinha e os quartos, tiram proveito desta relação entre fachadas.

A casa desenvolve-se com um carácter progressivo evoluindo das zonas técnicas e funcionais para as sociais e privadas.

No exterior, o betão torna-se o material proeminente com linhas horizontais que contrastam com a verticalidade dos elementos de madeira aparente que pontuam as fachadas.

0
Would love your thoughts, please comment.x