Por a 22 Outubro 2021

The Quê é um projeto idealizado pelo atelier 23o5 Studio e que reúne num só espaço habitação, restaurante e zona de meditação.

Fotografia: Hiroyuki Oki I Texto segundo memória descritiva

The Quê está localizado numa zona residencial e com acessos renovados para a cidade de Ho Chi Minh. O grande objetivo foi criar uma residência urbana mas num espaço com tranquilidade garantida.

O maior desafio para o estúdio de arquitetura 23o5 Studio foi, contudo, a conceção de um espaço que reunisse no mesmo local: habitação de família, restaurante vegetariano, horta, lago e zona de meditação.

Espaços abertos como terraços, áreas de prática como o yoga são colocados sob o telhado, criando um espaço confortável antes de entrar na casa.

Tudo foi pensado e executado de uma forma sustentável onde os resíduos domésticos servissem para múltiplas ‘novas vidas’, como sendo os resíduos do restaurante para a compostagem da horta ou a água coletada do aquário acabar como rega das plantas, para citar apenas alguns exemplos.

O sistema de telhado em telhas, ajuda a reduzir a radiação direta da luz solar, além de, combinado ao pavimento reduz a temperatura do espaço sob o telhado. A zona do telhado é, sem dúvida, uma área tranquila, servindo para a regeneração espiritual!

Em termos de construção foram utilizadas muitas matérias primas como o bambu ou as fibras. Em termos de layout a sala de estar e a oficina são dispostas no topo, propositadamente, de forma a afastar o ruído urbano e a vista para o jardim.

 

0
Would love your thoughts, please comment.x