Descubra a tradicional janela de três faces que muda qualquer ambiente e até fachadas!

A bay window é uma janela de sacada (que desce até ao nível do pavimento), de três faces, particularmente popularizada na arquitetura inglesa no final do século XIX.

Caracteriza-se por avançar além da parede onde está situada, projetando-se para fora, e certamente já a terá visto em inúmeras fotografias, filmes e até reportagens televisivas.

Vemo-la em diversas divisões da casa embora seja, tradicionalmente, instalada na sala. Contribuindo inevitavelmente para um layout mais luminoso e acolhedor.

EricRoth/photoforpress.com

Entre as suas vantagens está o facto de potenciar a iluminação e ventilação no interior da divisão.

Têm também a mais-valia de potenciar uma visibilidade privilegiada para o exterior, além do impacto que provoca a quem a observa de fora. As fachadas ficam indiscutivelmente com um charme adicional.

Tony Mott
Tony Mott

Hoje em dia existem novas versões destas janelas, inclusivamente ao nível de materiais de acabamento. Se estiver a construir a sua casa e considerar a possibilidade de instalar janelas com este design considere os custos previamente e certifique-se da questão energética. É importante recorrer a materiais de qualidade, com painéis eficientes sob pena de reduzir a eficiência da habitação.

Por sua vez, o facto de ser projetada para fora influencia o espaço exterior que ficará, consequentemente ligeiramente mais reduzido.

Contudo, certamente o valor de revenda da sua propriedade sairá beneficiado dada a peculiaridade desta solução pouco observada em Portugal.

Emma Jonsson Dysell

As bay windows podem, por vezes, ser confundidas com as bow windows que são janelas semelhantes mas em arco, habitualmente com quatro faces de batente.