Por a 24 Agosto 2021

O coletivo Tanja Lincke Architekte assina a construção de uma residência familiar no terreno antes ocupado pela polícia marítima, na RDA. O local, a sul de Berlim, foi encontrado como um terreno baldio, com edifícios, principalmente, em ruínas.

FOTOGRAFIA: Photos © Noshe; Foto 4 © Marcus Ebener; Foto 8: © Wichmann + Bendtsen / Segundo a memória descritiva

Fascinados pela presença mórbida do local industrial abandonado, os arquitetos decidiram sublinhar o seu estado através de uma reapropriação arquitetónica e artística. Tal conduziu à transformação do edifício principal do antigo estaleiro numa verdadeira ruína. Para além da conversão dos edifícios auxiliares em estúdios, foi construído, em 2017, um novo edifício residencial.

Em interação com o este cenário de ruínas, foi necessário elevar o edifício e assim proporcionar uma vista generosa sobre a água. Para se alcançar uma harmonia com o caráter do ambiente, o estreito núcleo de betão leve, que atravessa o centro do edifício, foi construído com a forma de painel industrial, sem requisitos de cimento aparente; as colunas foram construídas com uma forma de madeira bruta correspondente.

Em contraste com o núcleo estreito, sem janelas, o piso social abre-se ao exterior, a toda a volta. A vista elevada da água não revela uma parede de contenção, de modo que a água parece fluir por baixo.

Móveis reversíveis feitos de zebrano folheado fazem a divisão na área de estar. O longo volume, um armário, deu origem a dois quartos, cuja traseira é feita de painéis de gesso para regular a atmosfera da sala.

Do lado oposto ao núcleo, uma prateleira que pode ser observada dos dois lados aquece o amplo espaço de estar e divide-o em duas áreas que podem ser utilizadas de forma diferente. O lado da prateleira voltado para a água lembra um móvel-vitrina de grandes dimensões, que é preenchido com vários objetos.

A forma do corrimão da escada é de cimento pré-moldado e foi estudada contra eventuais quedas. A madeira áspera, parcialmente deixada com casca de árvore, é proveniente das árvores que tiveram que ser demolidas para a construção do edifício.

Arquitetos

0
Would love your thoughts, please comment.x