Por a 12 Agosto 2021

O Iterare Arquitectos assinou o projeto da Casa de los Gigantes, em Valência, e surpreendeu com o resultado único onde a pedra polida tem papel de destaque.

Fotografia: David Zarzoso

Os materiais naturais como pedra e a madeira e seus respetivos acabamentos cuidadosos foram o ponto de partida deste projeto cuja casa tem planta formato em ‘L’, duas fachadas voltadas para a rua.

O núcleo da casa de banho principal com uma pequena sanita no interior, foi construído utilizando processos desenvolvidos à medida para a obra. Assim, as lajes de pedra com 3 cm de espessura, ancoradas no chão, no teto e entre si, funcionam como divisórias e não como mero revestimento.

Estrutura e acabamento de pedra funciona como um pano de fundo macio e sedoso para as atividades que acontecem ao redor da casa. Além disso, o corte da pedra permite inserir entre elas tiras de vidro de 1cm, por onde a luz é filtrada.

A Iterare Arquitectos responsável pela requalificação do apartamento, recorre à luz como elemento determinante da arquitetura construindo esta casa, fundamentalmente, a partir de materiais e luz.

Os arquitetos potenciaram ainda a modulação da luz que banha as superfícies de pedra, os incorporando estores em alumínio microperfurado e luminárias à medida.

0
Would love your thoughts, please comment.x