Por a 30 Julho 2021

Uma remodelação onde a ausência de um estilo arquitetónico marcante possibilitou maior liberdade para criar do ponto de vista da decoração! O Studio AG assina o projeto.

Fotógrafo: Ricardo Bassetti

São mais de 500m², localizados numa zona arborizada que os proprietários, pais de dois filhos, quiseram potenciar no que diz respeito ao enquadramento da paisagem no próprio interior da habitação.

A planta original, recortada e segmentada, comprometia a amplitude desejada pelos moradores, e a principal ação das arquitetas do Studio AG, Amanda Castro e Giovana Giosa, consistiu em fazer aberturas em pontos estratégicos, tornando a volumetria mais interessante. E passível de criar uma nova casa de estilo contemporâneo.

Embora as especialistas não tenham atuado na estrutura da casa, levaram a cabo uma enorme reforma no que diz aos acabamentos. Conseguiram ainda integrar ao máximo a varanda na zona de convívio e na sala, fora dispensadas divisórias físicas para a demarcação das salas, optando antes por usar o sofá como separador de ambientes.

Em termos de mobiliário predominam os tons neutros e as diferentes texturas, cores e materiais. Tal como explicam as arquitetas do Studio AG: “ O revestimento da lareira em Viroc, painel composto constituído por uma mistura de madeira e cimento foi usado tendo em vista a sua vantajosa capacidade de isolamento térmico, além de ser um material de baixa manutenção e custo.”

A procura pelo equilíbrio entre peças contemporâneas e peças de design atemporais fazem toda diferença no resultado final. O pendente Tam Tam da Marset, na mesa de jantar merece o nosso destaque, uma peça inspirada em tambores de bateria.

No exterior, com a substituição de um pilar na varanda por um reforço estrutural metálico foi possível abrir a casa para o jardim permitindo integrar a zona de lazer à sala de estar, churrasqueira, forno de pizza e piscina.

Foi, ainda, feita uma cisterna para reaproveitamento da agua na irrigação do jardim e o sistema de tratamento da piscina usado foi a ionização de cobre, isento de produtos químicos e que menos consome energia.

No piso superior, foram aumentados os vãos e janelas, a criação de novas casas de banho e melhorias nos quartos. Na suite principal foi criada uma cabeceira e gavetas de mesinhas com detalhes em couro.

0
Would love your thoughts, please comment.x